Concurso estimula preservação ambiental em alunos do Cyríaco

Promovido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, um concurso de desenhos ajudou a despertar nos alunos da 6ª Série da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo a conscientização sobre a importância da conservação dos recursos hídricos, sobretudo do Rio Paraguai, que abastece Corumbá. O tema debatido pela bióloga Fátima Seher com os estudantes foi "O rio dos meus sonhos".

O vencedor foi o aluno Brendon Rodrigo, de 12 anos. Como prêmio, ele ganhou um aparelho celular (patrocínio da SS Celular). Os demais participantes foram agraciados, cada um, com um boneco ecológico. Todos os trabalhos serão expostos na Estação Natureza Pantanal da Fundação O Boticário, a partir de segunda-feira (13), das 14h às 17 horas, até o próximo dia 21.

Como preparação para o concurso, os alunos realizaram na véspera do Dia do Rio Paraguai, comemorado em 14 de novembro, uma caminhada pela orla portuária e receberam, in loco, lições de ecologia, conservação e preservação do meio ambiente. A visita começou pelo Ecoparque Cacimba da Saúde, desconhecido por grande parte dos adolescentes.

No local, eles aprenderam sobre a taboa, planta aquática que não é natural desta região do Pantanal. A caminhada terminou na ponte de captação de água. Neste ponto, o que mais chamou a atenção dos jovens foi a quantidade de lixo jogado indevidamente nas encostas.