Começa capacitação de servidores que vão trabalhar no Samu

Servidores públicos municipais e integrantes do Corpo de Bombeiros iniciam nesta segunda-feira (6) uma capacitação com vista à entrada em funcionamento das duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que a Prefeitura de Corumbá recebeu do Governo Federal. O curso segue até sexta-feira (10), em dois períodos, e, a partir de então, todos estarão aptos a atuar nas duas novas ambulâncias.

A capacitação é organizada pela Secretaria Executiva de Saúde de Corumbá, ligada à Secretaria Municipal Ações Sociais, e destinada a 60 pessoas. São técnicos de enfermagem e motoristas de ambulâncias do Município, bem como militares do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde de Ladário, 12 e 10 vagas respectivamente. O curso foi iniciado agora nesta manhã na Associação Médica de Corumbá, com aula teórica, e à tarde ocorre a parte prática, na sede do Corpo de Bombeiros.

A capacitação se faz necessária para que os serviços das duas unidades possam ser colocados em ação na região, melhorando a qualidade de vida da população, possibilitando transporte rápido e adequado, inclusive com comunicação, agilizando o atendimento na unidade para onde o paciente será encaminhado.

As aulas estão sendo ministradas por dois enfermeiros do Ministério da Saúde, com experiências no serviço, e dois militares do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, em um total de 20 horas/aula, além simulados em vias públicas, que acontecerão na sexta-feira, no encerramento das atividades.