Casamento Comunitário começa às 15h do sábado no Nação Guató

A quinta edição do Casamento Civil Comunitário ocorre neste sábado (11) no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Ao todo, 98 casais que já vivem em regime de união estável participam da cerimônia, que começa às 15 horas e é coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Instituído pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) em 2006, o Casamento Comunitário já beneficiou 618 pessoas, isentando os noivos dos gastos com cartório.

Na última sexta-feira (3), a secretária de Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, reuniu-se com todos os 98 casais no auditório do Colégio Santa Teresa. Durante o encontro, os noivos foram orientados sobre os trâmites realizados pelo cartório e assistiram a palestras sobre planejamento e convivência familiar. "Apesar da maioria de vocês já viverem juntos há muito tempo, sempre temos alguma coisa a aprender", comentou.

O médio Emerson Ferreira Moreira, gerente de Atenção Básica em Saúde do Município, falou aos convidados sobre gravidez na adolescência, os benefícios do parto normal e métodos contraceptivos disponíveis na Rede Pública de Saúde. Os pastores Marcos Sgorlon e José Libermânio explanaram sobre a importância da harmonia familiar e enfatizaram o envolvimento dos cônjuges para um casamento duradouro.

No fim da reunião, todos os casais assinaram um termo de homologação e o pedido de habilitação para o casamento. O próximo encontro ocorre nesta sexta-feira (10), já no Nação Guató, onde será realizado o ensaio geral para a cerimônia.