CAPS José Fragelli promove manhã natalina para seus pacientes

Com o intuito de trabalhar a reinserção social de pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) José Fragelli, e celebrar o fechamento das atividades realizadas durante todo o ano, a unidade de saúde promoveu uma "manhã natalina" nesta quinta-feira (16). A festividade contou com apresentação do coral formado pelos pacientes da instituição, cujas vozes demonstraram que não há limitações para as pessoas que procuram tratamento para transtornos mentais do mais leve ao severo. O trabalho envolve psiquiatra, neurologista, clínico geral, psicólogos, farmacêutico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, atendentes de farmácia, fonoaudiólogo e recepcionista.

Conforme a coordenadora da unidade, Joneise Costa, a realização de festividades com os pacientes auxilia na busca da reinserção deles na sociedade. "Muitas vezes o Natal é visto por eles com angústia, pois tendem a ficar mais solitários e tristes. O nosso objetivo é promover a alegria, entender a diversidades do outro, respeitar os limites de cada um. Todos os anos fazemos festas para proporcionar saúde e carinho", contou. A equipe também organiza festas no Carnaval, Dia das Mães, Festa Junina e outras datas do calendário festivo nacional ou municipal. A manhã também contou com sorteio de prêmios, seguido de um almoço especial.

Com nove anos de criação, o CAPS José Fragelli, mantido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais, já possui 5,3 mil cadastrados. Os atendimentos são realizados após encaminhamento médico com pacientes de transtornos mentais do mais leve ao severo. Atualmente, 35 pessoas são atendidas frequentemente na unidade, que atua no tratamento de psicose, síndrome do pânico, depressão, esquizofrenia e ansiedade.