Além de casas, PAC oferece capacitação profissional a população

As primeiras 272 casas que começam a ser entregues hoje (22) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) – são 800 unidades habitacionais no total – representam apenas uma parte dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São mais de R$ 120 milhões aplicados em saneamento básico, infraestrutura e capacitação profissional da população mais carente da cidade.

Moradores de todos os bairros beneficiados pelos programas Saneamento Integrado – dividido em Sonho Meu I (que compreende os bairros Cristo Redentor, Aeroporto, Popular Velha, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima e Jardim dos Estados, e Sonho, regiões que receberam asfalto, galerias pluviais, construção de escola e creche, ampliação de praças de esportes, construção de um parque urbano e implantação de esgotamento sanitário) e Meu II (Popular Velha e Centro, onde foram construídas galerias pluviais, asfalto e esgoto) – e pelo Casa Nova, participaram de diversos cursos profissionalizantes e de geração de renda.

Desde 2009, foram oferecidas qualificações nas áreas de organização de eventos, qualidade de atendimento, balconista de farmácia, técnica de vendas, recepção de hotel, depilação, garçom, customização e reciclagem, confecção de fantasias e adereços, camareira, culinária pantaneira, informática e artesanato. E novas turmas serão formadas até o final do ano que vem. O PAC ainda oferece 800 vagas para mais de 10 cursos. Os interessados devem procurar o escritório social do programa, localizado na rua Cuiabá, 1.333.

As famílias beneficiadas pelas obras também são convidadas a participar de palestras sobre variados assuntos, que abordam desde o planejamento familiar (orientações a pré-adolescentes e jovens sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, conhecimento do próprio corpo e métodos para evitar gravidez indesejada), educação sanitária (utilizações de produtos naturais e industrializados, serviços, higiene pessoal e de locais que podem prevenir agravos à saúde individual e coletiva), até tratamento correto para o lixo.