Vacina contra Meningite C está disponível em 8 postos da cidade

A Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá comunica à população que a vacina contra a meningite C (pneumococcita C) está disponível nas Unidades de Saúde Gastão de Oliveira, Vitória Régia, Cristo Redentor, Kadwéus, Nova Corumbá, São Bartolomeu, Centro de Saúde da Mulher e na ladeira Cunha e Cruz. A dose deve ser aplicada nas crianças a partir dos três meses até os dois anos de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, o termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges (membranas que recobrem e protegem o cérebro e a medula espinhal), que pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e também provocadas por processos não-infecciosos.

Em geral, a transmissão dos agentes bacterianos é de pessoa a pessoa, por das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, colega de dormitório ou alojamento) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

Indivíduos de qualquer idade são suscetíveis às meningites, entretanto, o grupo etário de maior risco para adoecimento é o de crianças menores de cinco anos. As vacinas contra meningite são específicas para algumas bactérias e não existe uma vacina que proteja contra todos os tipos de meningite.

As vacinas disponíveis no calendário básico de imunizações que protegem contra algumas formas de meningite bacteriana e fazem parte do calendário básico de vacinação da criança são: Tetravalente: protege contra doença invasiva causada pelo Haemophilus influenzae tipo b e também contra os agentes causadores de coqueluche, difteria e tétano; e a BCG: protege contra as formas graves de tuberculose, incluindo a meningite tuberculosa.