Sérgio Reis será atração em Corumbá durante 5º Simpan

O cantor Sérgio Reis será a atração musical do 5º Simpósio Sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal (Simpan), realizado entre os dias 9 a 12 de novembro em Corumbá. O show acontecerá no dia 10 (quarta-feira) na praça Generoso Ponce, às 20h30. Além do som sertanejo o evento contará com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos que propõem ações de preservação e alternativas sustentáveis para o pantanal. Os encontros acontecerão no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

Com o tema "Gestão do Ecossistema Pantanal: Rumo a uma sociedade sustentável", o evento deve reunir pesquisadores, acadêmicos, ambientalistas, professores, pós-graduados, incluindo especialistas renomados no cenário nacional e internacional, além de interessados nas questões ambientais. Além dos debates o show do cantor Sérgio Reis integra as atividades do Simpan.

Cantor

Sérgio Basini, mais conhecido como Sérgio Reis, é um cantor sertanejo, famoso pelo seu repertório diversificado. Paulistano nascido no tradicional bairro de Santana, gravou seu primeiro disco com a música "Menino da gaita" em 1972. Seguiu-se o sucesso de "Menino da Porteira", "Adeus Mariana", "Disco Voador", "Panela Velha", "Filho Adotivo", "Pinga ni Mim" e várias outras canções. Seu disco "O Melhor de Sérgio Reis", lançado em 1981, vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Como ator, trabalhou em algumas telenovelas, como Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão, na extinta TV Manchete, e Paraíso e O Rei do Gado, na Rede Globo. Seu último trabalho como ator foi na telenovela Bicho do Mato, na Rede Record. Na telenovela "O Rei do Gado", o personagem de Sérgio fazia uma dupla sertaneja com o personagem de Almir Sater, e a dupla era denominada na telenovela "Pirilampo & Saracura", tendo gravado, inclusive, músicas para a trilha sonora. No ano de 2003, Sérgio Reis gravou seu primeiro DVD, intitulado "Sérgio Reis e filhos – violas e violeiros", e como o próprio título diz, "Serjão" teve seus filhos como músicos na apresentação.

O objetivo do simpósio é debater ideias na busca de alternativas econômicas que não agridam o meio ambiente. O resultado das discussões será enviado a diversas universidades do País. O Simpan é uma realização da Embrapa Pantanal, Instituto de Comunicação Social do Brasil (ICS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e co-realização da Prefeitura de Corumbá e Câmara Municipal. O patrocinador oficial é a Petrobras, com apoio da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Prefeitura de Ladário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Centro de Tecnologia Mineral (Cetem). Informações sobre a programação no site www.cpap.embrapa.br/simpan.