Sérgio Reis é atração do 5º Simpan na quarta-feira em Corumbá

O cantor Sérgio Reis se apresenta a partir das 20 horas da quarta-feira (10) na Praça Generoso Ponce, em Corumbá. Com show gratuito, ele será a grande atração cultural do 5º Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal (Simpan), que será aberto nesta terça-feira, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. O artista foi escolhido pela identificação com o Pantanal. Na década de 1990, ele atuou como ator na novela Pantanal, de Benedito Rui Barbosa, um grande sucesso da teledramaturgia brasileira. As músicas interpretadas por ele também têm forte apelo regional.

O 5º Simpan, que ocorre entre os dias 9 e 12, é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), Instituto de Comunicação Social (ICS do Brasil), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Petrobras. Os objetivos do evento são divulgar para toda a sociedade os trabalhos técnico-científicos desenvolvidos em várias áreas do conhecimento sobre o Pantanal.

Além disso, os organizadores também pretendem promover uma discussão técnico-científica sobre a pesquisa demandada da sociedade sobre o uso e preservação dos recursos naturais e socioeconômicos do bioma; estudar e transmitir conhecimento de ações de sustentabilidade para que não haja agressão ao meio ambiente pantaneiro e transmitir tecnologias e colaborar com a população local, auxiliando no extrativismo e na sustentabilidade ambiental.

Ao todo, serão apresentados durante o Simpan 141 trabalhos enviados por estudiosos. De acordo com a comissão organizadora, já foram confirmadas 180 inscrições. O último Simpan foi realizado em 2004. Um estande da Embrapa Pantanal, unidade do órgão nacional vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será montado na praça, mostrando diversas pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos.

A iniciativa tem apoio do Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Uniderp, Hotel Gold Fish, Seher Turismo, Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá "Miguel Gómez" e Universidad Pública René Moreno do Governo Departamental de Santa Cruz/Bolívia.