Se Liga e Acelera Brasil, programas do Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é a concretização do sonho do tricampeão de Fórmula 1 de oferecer às novas gerações de brasileiros as oportunidades necessárias para que desenvolvam seus potenciais e sejam campeões na escola e na vida. O trabalho do Instituto está focado na educação como via para o desenvolvimento humano, por ser esse o caminho mais eficaz para transformar o potencial de cada um em competências e habilidades que garantam sua participação ativa na sociedade.

Atuando desde 1994, o Instituto desenvolve soluções para combater os males da educação pública, que impedem milhões de crianças e de jovens de seguirem com sucesso seus estudos. Seus programas educacionais colaboram para reduzir o analfabetismo, a reprovação e o abandono escolar, provocando uma mudança positiva no aprendizado do aluno e na gestão das redes de ensino.

Pela produção e disseminação de conhecimentos e tecnologias sociais em desenvolvimento humano, o Instituto integra, desde 2004, a rede de Cátedras UNESCO no mundo, e colabora diretamente para que o Brasil possa atingir as metas propostas pela ONU para prover educação básica de qualidade a todas as crianças e a todos os jovens até 2015. Se Liga e Acelera Brasil integram a área de Educação Formal do Instituto. São direcionados à primeira fase do Ensino Fundamental.

O Se Liga alfabetiza crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos. Ao ser alfabetizado, o aluno pode retornar às turmas regulares ou frequentar o Acelera Brasil, que combate os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência de alunos na primeira fase do Ensino Fundamental. Em um ano, o aluno que repetiu duas ou mais vezes recebe os conhecimentos necessários para seguir com sucesso sua trajetória escolar, na série mais próxima à sua faixa etária.

Todo o material didático é encaminhado pelo Instituto. É composto por dois livros no Se Liga e quatro no Acelera Brasil, com conteúdos interdisciplinar. A rotina diária envolve acolhida, registro da presença pelo próprio aluno em cartaz específico, cantinho da leitura, desenvolvimento e revisão das atividades, além da atribuição 'para casa', a tarefa do dia. Até o momento, cada aluno envolvido, já leu em média, um total de 15 livros.