Se Essa Rua Fosse Minha leva atendimentos à parte alta no sábado

Serviços médicos, oficinas temáticas e diversos jogos recreativos são algumas das atividades que serão oferecidas à população da parte alta de Corumbá pela Prefeitura Municipal na manhã deste sábado (27), na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, no bairro Nova Corumbá. A ação, que ocorre das 8h às 12 horas, faz parte da sétima edição do projeto Se Essa Fosse Minha, coordenado pela Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais e que envolve todas as áreas da Administração municipal.

Além das obras físicas, que resultam no calçamento das ruas e alamedas dos bairros atendidos, com lajotas sextavadas fabricadas e assentadas pelos próprios moradores, o Se Essa Rua Fosse Minha busca sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar e conservar os lugares públicos (praças, ruas, escolas, etc.), e conscientizá-los sobre os direitos e benefícios aos quais os cidadãos têm acesso.

Durante a execução do projeto, todo o bairro recebe diversas ações como a deste sábado, que será a terceira promovida nesta sétima etapa. As duas anteriores ocorreram nos bairros Cristo Redentor e Guanã. Outro objetivo é capacitar trabalhadores ao mesmo tempo em que os serviços resultam em embelezamento das localidades onde eles residem.

Nesta edição, o projeto atende os moradores dos conjuntos Cherogamy e Primavera, do bairro Cristo Redentor, e o 17º Batalhão de Fronteira, por meio de uma parceria estabelecida com o Exército Brasileiro, que vai permitir a pavimentação das Alamedas A e B, dentro da instituição militar.

Os 75 calceteiros receberam 70 horas de capacitação teórica e pratica, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Após este processo, o grupo iniciou a pavimentação de nove ruas e alamedas – Aroeiras, Tarumã, o Setor 13 (quadra 185) e a Rua Marechal Floriano, no Cherogamy; alamedas João XXI, Dea Baltar e Ermelinda Morais, no bairro Primavera, e Alameda Simão Bolívar, no Cristo Redentor.