Saúde leva ação de prevenção a diabetes para as ruas da cidade

Uma equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Humberto Pereira está realizando, durante toda esta quinta-feira (18), uma ação de prevenção à diabetes e à hipertensão rural, atendendo a população fora do centro de saúde, em plena rua, facilitando assim o acesso ao Programa de Hipertensão Arterial e Diabete Mellitus. O trabalho é desenvolvido por um grupo de oito profissionais, todos integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A ação ocorre na calçada de um estabelecimento comercial localizado na esquina das ruas Duque de Caxias com a Sete de Setembro, no bairro Popular Velha. Pela manhã, em apenas 1h40 de trabalho, a equipe já havia atendido 78 pessoas com o teste de glicemia e verificação da pressão arterial. "Muita gente está nos procurando para realizar o teste e aferir a pressão. É uma maneira de atender aquelas pessoas que não estão cadastradas no programa", afirmou a enfermeira Jucinara Gonçalves, chefe da equipe.

É o caso da dona de casa Maria do Carmo da Silva, 66 anos, moradora na Rua Pedro de Medeiros, na Popular Velha. Ela foi uma das 78 pessoas atendidas no período da manhã. "Fica muito difícil a gente ir ao posto de saúde. Como isto está acontecendo perto de casa, facilita para a gente cuidar um pouco mais da nossa saúde", disse, comemorando com taxa normal de glicose e pressão 12 x 8.

A ação faz parte de um programa que está sendo desenvolvido desde o início da semana, pelo Dia Mundial de Diabetes, celebrado no último domingo (14). Antes, em todas as unidades de saúde, a Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá realizou, por meio do Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, ações de rastreamento da doença na última terça-feira (16), como forma de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e do conhecimento dos fatores de risco que podem ocasionar o seu desenvolvimento.