Público masculino é alvo de campanha sobre direitos das mulheres

Com faixas, folders, jingles e charges, a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher" trabalha a conscientização dos homens de Corumbá. Em sua quinta edição, a luta pelo fim das agressões físicas e morais chama a atenção do publico masculino. Para isso, os organizadores da iniciativa realizaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma blitz educativa intitulada "Homens unidos pelo fim da violência", que movimentou um dos principais cruzamentos da cidade e contou com a participação de servidores de diversas pastas da Prefeitura Municipal, conselheiros e homens que trabalham para assegurar os direitos das mulheres.

"Em todas as edições, focamos a conscientização do público feminino, como a necessidade de buscar seus direitos, procurar auxílio, além de promovermos capacitações. Acreditamos que este trabalho com as mulheres está surtindo efeito, estamos cumprindo com o nosso papel", disse a gerente de Políticas Públicas para a Mulher, Cristiane Sant'Anna, acrescentando: "Agora, temos que focar nos homens, para conscientizá-los também sobre a importância desta campanha". Entre as ações voltadas às mulheres realizadas pela gerência estão os programas Maria da Penha Vai aos Bairros, Projeto Alma e Promotoras Legais Populares.

Durante a blitz educativa, os veículos que paravam no semáforo das ruas Frei Mariano com 13 de Junho e eram conduzidos por homens recebiam um kit contendo informativos da campanha. O servidor público Arnaldo Marques de Oliveira foi um dos que participaram da ação desta manhã. "Estou entregando os panfletos para chamar a atenção dos homens. É preciso trabalhar a conscientização", comentou. O guarda municipal Ézio de Albuquerque desenhou diversas charges sobre a lei Maria da Penha, que prevê penalidades aos agressores. "Nós que trabalhamos com a segurança pública temos que dar nossa contribuição. Com as charges, estou passando a minha mensagem", disse.

Coordenada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania/Gerência de Políticas Públicas para a Mulher, a programação da campanha ainda prevê palestras, fóruns, rodas de conversas, blitz e atos envolvendo instituições que lutam pela garantia dos direitos do público feminino. As atividades terminam no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A iniciativa conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Instituto de Mulheres Negras do Pantanal, Jornal da Mulher, Conselho dos Direitos da Mulher de Aquidauana, Funec, Agetrat, Grupo UNO da UFMS (Campus do Pantanal), Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Secretaria Executiva de Assistência Social, Fórum de Mulheres do Campo, DASSC, Central Única das Favelas (CUFA) – Núcleo "Maria Maria", Casa dos Conselhos e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Corumbá.

Programação

26 de novembro (sexta-feira)
Encontro Regional de Conselhos de Direitos da Mulher
Local: Aquidauana-MS
Roda de Conversa "Traçando o perfil da mulher condutora"
Horário: 18h
Local: Sindicato Rural de Corumbá

27 de novembro (sábado)
Segredos do Coração 2
Horário: 13h30
Local: Círculo Militar
Espetáculo de Dança "Verbo… palavras em movimento"
Horário: 20h

Local: Anfiteatro Salomão Baruki
28 de novembro (domingo)
Projeto Pôr do Som
Horário: 18h
Local: Porto Geral

29 de novembro (segunda-feira)
Roda de Conversa
Horário: 14
Local: CRAS III

30 de novembro (terça-feira)
Encontro do Fórum de Mulheres do Campo contra a violência
Horário: 14h
Local: Assentamento São Gabriel – Lote 12 (Casa da Vera)
01 de dezembro (quarta-feira)
Festa Rosa Choque
Horário: 18h
Local: Rua Antônio Maria, 350 – em frente ao Hotel Santa Mônica

03 de dezembro (sexta-feira)
Ato de reconhecimento aos homens que contribuem no enfrentamento à violência contra a mulher
Horário: 19h30
Local: Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez

04 de dezembro (sábado)
Roda de conversa com a juventude
Horário: 14h
Local: Igreja São José Operário

05 de dezembro (domingo)
Projeto Pôr do Som
Horário: 18h
Local: Porto Geral

07 de dezembro (terça-feira)
Rodas de conversa
Horário: 14h30 e 15h
Local: CRAS I e CRAS Central

08 de dezembro (quarta-feira)
Encontro Interconselhos
Horário: 18h
Local: Casa dos Conselhos

10 de dezembro (sexta-feira)
Roda de Conversa
Horário: 14h
Local: CRAS II