Prefeitura, Santa Casa e Marinha realizam Ação Cidadania no dia 5

Pela primeira vez, o pátio do Hospital da Caridade de Corumbá será utilizado para a "Ação Cidadania Almirante Tamandaré", envolvendo a Prefeitura Municipal e a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval. O evento levará atendimento médico, odontológico e atividades de lazer à população a partir das 9 horas do dia 5 de dezembro, com entrada pela Rua Sete de Setembro, esquina com a América. Na ocasião, serão oferecidos serviços médicos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exames ginecológicos, e odontológicos, além de cortes de cabelo, informações sobre ingresso na Marinha e orientações sobre o combate a dengue.

"Trata-se de mais uma ação social integrando a Marinha do Brasil, a Prefeitura Municipal e o Hospital de Caridade para ajudar pessoas que mais necessitam. Apesar de ocorrer dentro da Santa Casa, que já disponibiliza o atendimento médico e odontológico, esse será um dia especial, um domingo em que as pessoas estarão com o tempo livre para também participar das atividades de lazer também, que são importantes para todo cidadão corumbaense", afirmou a secretaria especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira.

Os organizadores passaram toda a manhã desta sexta-feira (26) realizando uma visita técnica no local que vai abrigar a ação, para acertar os últimos detalhes. A iniciativa integra a programação de comemoração do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro. "Nossa intenção é aproximar a Marinha da comunidade, bem como da Santa Casa", comentou o capitão-de-fragata Robson da Silva Galhardo, imediato da Base Fluvial de Ladário. Conforme ele, serão 300 militares trabalhando no evento e são esperados aproximadamente 1,5 mil participantes ao longo de todo o domingo.

Para o presidente da Junta Interventora do Hospital da Caridade, Lamartine de Figueiredo Costa, a parceria com a Marinha do Brasil reforça o novo momento vivido pela instituição. "A secretaria Beatriz teve uma ideia muito feliz de realizar no hospital esta ação que ocorre sempre nos bairros da cidade. Para nós é um reforço, um respaldo muito grande ter a Marinha participando, pois acredito que toda a comunidade será beneficiada", disse.

Melhorias

Por meio da solidariedade e de parcerias, já está sendo possível notar mudanças físicas no prédio do único hospital da cidade. Às vésperas do Natal, a fachada e a recepção da instituição estão enfeitadas com uma decoração natalina, que foi doada pela rede de supermercados Panoff. As tintas utilizadas para pintar o prédio também foram doadas. A cozinha do hospital passa por reformas, que são conduzidas pela Marinha. "A sociedade entende o momento difícil que vive a instituição e está ajudando", complementou Lamartine.