Prefeitura investe R$ 205,8 mil na reforma do Pronto Socorro

A Prefeitura Municipal está investindo R$ 205.803,71 na reforma e ampliação do Pronto Socorro Municipal. As obras compreendem as partes estrutural, hidráulica e elétrica do prédio, localizado ao lado do Hospital de Caridade de Corumbá, e estão em estágio avançado. A unidade médica deve ser entregue à população já no começo de 2011.

Conforme a subsecretária de Obras Públicas do Município, Tânia Ribeiro Dantas, as intervenções estão dentro do cronograma traçado inicialmente, mas durante o transcorrer das obras, vários outros problemas foram detectados no local. "Encontramos diversos serviços que precisaram ser efetuados e não estavam previstos, como infiltrações em várias paredes e a troca do forro", afirmou.

Com a reforma concluída, o Pronto Socorro ficará mais amplo, seguro e confortável, tanto para os usuários quanto para o corpo clínico. A entrada pela Rua Colombo ficará exclusiva para ambulâncias e pacientes emergenciais. O atendimento ambulatorial será efetuado pelo acesso da Rua XV de Novembro, como acontece atualmente.

No interior da unidade, a sala de Raio-X foi ampliada e reposicionada para que o enfermo não precise mais sair do prédio para ser atendido. Além disso, uma sala de atendimento ortopédico foi instalada no local. "Desta forma, a pessoa que chega com uma fratura vai passar pelo Raio-X e, se necessário, vai direto pôr o gesso, possibilitando a alta médica em menor tempo", explicou o médico Emerson Ferreira Moreira, gerente de Atenção em Saúde do Município.

Na parte elétrica, um novo transformador de energia foi adquirido para atender somente a unidade de saúde. Antigamente, a rede de energia não suportava vários aparelhos ligados simultaneamente, problema que está sendo sanado definitivamente. O fluxo do oxigênio também foi melhorado, medida que vai possibilitar a utilização do gás produzido pela usina adquirida pela Prefeitura para a Santa Casa.

Atendimento

Enquanto as obras não acabam, o atendimento ao público é realizado no antigo Ambulatório Municipal, localizado ao lado do Hospital de Corumbá. Somente entre os dias 1º e 7 de novembro, 2.329 pessoas passaram pelo Pronto Socorro Municipal, segundo dados da própria instituição. E o fluxo de pacientes tende a aumentar com a chegada do verão, que começa no dia 22 de dezembro, quando a incidência de doenças típicas do período aumenta.

Esta é a segunda reforma no Pronto Socorro durante a administração do prefeito Ruiter. A primeira ocorreu no fim de 2005 e início de 2006 e foi uma das primeiras providências tomadas pelo chefe do Executivo municipal no início da sua primeira gestão.