Povo das Águas volta ao Amolar para atender população ribeirinha

A Prefeitura de Corumbá programou para o período entre 1º e 4 de dezembro a sexta edição do Programa Social Povo das Águas. Esta será a última ação do ano, que vai possibilitar atendimento em saúde, assistência social, educação e entrega de itens de primeira necessidade a cerca de 900 moradores ribeirinhos, começando pela região da Serra do Amolar. É o que informa a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, que coordena o programa, com a participação das demais pastas da Administração municipal.

O cronograma foi divulgado no fim da tarde desta terça-feira (23), dando conta de que os trabalhos, realizados por uma equipe multidisciplinar com cerca de 20 profissionais, começam no dia 1º de dezembro, uma quarta-feira, na região do Rio São Lourenço, próximo à divisa com o Mato Grosso. O atendimento está previsto para o Porto 7 de Setembro, a partir das 14 horas. Neste mesmo dia, também a partir das 14 horas, uma segunda equipe estará desenvolvendo as ações na Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança – Extensão São Lourenço, na barra do São Lourenço.

Já no dia 2, quinta-feira, os trabalhos serão iniciados às 8 horas no Porto São Pedro, em atendimento aos moradores das localidades do São Francisco, Bonfim, Mato Grande e Porto Chané. À tarde, a partir das 14 horas, a equipe da Prefeitura estará na Barra do Paraguai Mirim, atendendo os moradores da localidade, na Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança – Extensão Paraguai Mirim.

No terceiro dia da ação, dia 3, uma sexta-feira, os trabalhos acontecem no Porto do Zequinha, na região do Castelo, a partir das 8 horas. O encerramento será dia 4, sábado, no Porto Maracangalha, a partir das 8 horas, quando serão atendidos os moradores da região do São Domingos Ramos.

A iniciativa integra a política social do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), de levar aos moradores dos mais distantes recantos do município e do Pantanal os mais diferentes serviços e itens de primeira necessidade, como assistência médica, odontológica, social e educacional, além de entrega de itens como cestas básicas, roupas, kits de higiene e limpeza e brinquedos.

A equipe multidisciplinar deixa Corumbá às 8 horas da próxima terça-feira (30), em frente ao Moinho Cultural, a bordo do barco Éda Ipê III. Os trabalhos contam com apoio das Secretarias Executivas de Assistência Social, Educação e Saúde Pública; Gerência Municipal de Ações da Defesa Civil e Subsecretaria de Comunicação Institucional.