População de Corumbá tem maioria jovem e do sexo masculino

Corumbá deve alcançar a marca de 103 mil habitantes neste ano. Esta é a constatação da equipe do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Segundo o levantamento, até o momento, o município possui 102.221 mil moradores, número que pode aumentar após o cálculo dos domicílios fechados levantados nos três últimos dias de trabalho dos recenseadores. Durante a manhã da sexta-feira (12), uma reunião apresentou os números colhidos durante os meses de pesquisa.

Segundo os Indicadores Gerenciais Municipais do IBGE, já é possível definir a quantidade de pessoas por gênero e faixa etária. Os dados já apurados indicam que Corumbá tem mais homens do que mulheres. São 51.523 do sexo masculino, representando 50,4% da população total. As mulheres totalizam 50.698; 49,6%. A maioria dos habitantes está na faixa de 10 a 19, em ambos dos sexos, totalizando 10% dos moradores em cada gênero.

O percentual de pessoas com mais de 69 anos é de 3,87%. Menor de três anos é de 4,95%. A população recenseada por questionamento do tipo básico totaliza 92.130 mil pessoas e em amostra, mais completo, 10.091 mil. Foram feitos 28.037 questionários, divididos em domicílio particular ocupado (permanente e improvisado) e coletivo com morador. A taxa de crescimento anual no município ficou em 0,66% e, de urbanização, de 0,9%.

Para o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), os números do Censo 2010 vão ajudar a Prefeitura Municipal a definir prioridades para a população. "Foi um trabalho consistente, parceiro e o resultado alcançado está dentro daquilo que prevíamos. Chegaremos a 103 mil, contabilizando os imóveis fechados. A partir destes números, saberemos onde estão estas pessoas, a faixa econômica, quem são. Assim, aplicaremos da melhor forma as políticas públicas para nossa população", ressaltou.

A data-limite para o morador se recensear vai até o dia 24 deste mês. Nesta etapa, o habitante que não foi contabilizado deve ligar para o número 0800-721-8181 ou acessar o site www.ibge.gov.br. No dia 27 deste mês, o IBGE encerra os levantamentos e entrega os dados para o Tribunal de Contas da União.