João Leite conquista título do Concurso de Bandas de Percussão

O ginásio do Corumbaense Futebol Clube mais uma vez ficou lotado com a realização do Concurso de Bandas de Percussão no último sábado (20), em Corumbá. Foram mais de cinco horas de exibições das bandas de 12 escolas da região, 11 de Corumbá e uma de Ladário, proporcionando um belo espetáculo, aliando refinados toques musicais e dança, resultando em uma coreografia única e marcante no cenário pantaneiro.

As apresentações das escolas ecoavam no ginásio do Corumbaense, misturando-se aos aplausos do público. Desde o início, quando a Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira evoluiu perante aos jurados e ao grande público, já se esperava uma grande disputa. E foi o que aconteceu até o fim quando a Escola Municipal Ângela Maria Perez encerrou o espetáculo. Tudo mostrava que a decisão seria difícil e que o título seria conquistado nos detalhes.

Com 274 pontos, o campeão desta edição do Concurso de Bandas de Percussão foi a Escola Estadual João Leite de Barros. O título foi amplamente comemorado pelos integrantes da banda e por seu instrutor, o Frank, considerado um dos melhores da região. O segundo lugar ficou com a banda da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo, com 265,1 pontos, e o terceiro lugar com a banda da Escola Municipal Ângela Maria Perez, com 262,4 pontos.

Os jurados avaliaram repertório, melodia, precisão rítmica, técnica instrumental, afinação, conjunto, uniformidade, marcha, garbo e criatividade. Além das bandas vencedoras, foram premiados também Dionízio Arruda, da Escola Municipal Tilma Fernandes, como melhor instrutor, e a melhor baliza, Joysimary Franco, da Escola Pedro Paulo de Medeiros.

Organizado ela Banda de Música Municipal Manoel Florêncio, o concurso foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência de Cultura, da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ligada à Secretaria Municipal de Gestão Governamental.

Para o coordenador, Edmilson Suares Cuellar, o concurso alcançou plenamente os objetivos. "Nossa proposta visa formar e divulgar o trabalho realizado pelas bandas de percussão das escolas da região. Conseguimos este intento", observou, enfatizando que, a cada ano, os alunos estão inovando e proporcionando um espetáculo ainda melhor ao público presente.

Participaram desta edição as bandas de percussão das escolas municipais Isabel Correa e Oliveira, Fernando de Barros, Caic Padre Ernesto Sassida, Rural Monte Azul, Pedro Paulo de Medeiros, Cyríaco Felix de Toledo e Tilma Fernandes; escolas estaduais Carlos de Castro Brasil, João Leite de Barros, Gabriel Vandoni de Barros (todas de Corumbá) e Professor João Batista (Ladário).