Instituto Federal oferece 200 vagas a partir desta quarta-feira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) disponibiliza mais 200 vagas para cursos técnicos no campus de Corumbá. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (24), exclusivamente pelo endereço eletrônico da instituição (www.ifms.edu.br). O edital do processo seletivo também está disponível no site. Estão sendo oferecidas 80 vagas para o curso de Técnico em Metalurgia e 80 para Técnico em Informática (40 no período matutino e 40 no vespertino, cada um), e ainda 40 vagas para Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (noturno).

As inscrições para o exame de seleção terminam no dia 7 de dezembro. Metade das vagas é destinada aos que concluíram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. A taxa de inscrição é de R$ 35. O período para solicitar isenção é de 24 a 30 de novembro. "O principal objetivo é fortalecer o trabalhador, montar uma rede de mão de obra especializada para atender a demanda da região, qualificando o profissional de nível técnico", afirmou o diretor geral do Campus de Corumbá da instituição, Luiz Simão Staszczak. Neste contexto, conforme ele, a parceria com a Prefeitura Municipal é imprescindível para o sucesso da ação.

"É uma visão de futuro, e o prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira – PT) tem este compromisso com a Educação. Corumbá está sendo preparada para daqui a 20 anos", comentou o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, que ainda destacou o alinhamento da Prefeitura com a política educacional do Governo Federal.

"Mato Grosso do Sul era o único Estado da Federação que não tinha nenhum curso técnico federal, até ser implantado em Nova Andradina. Então, o Governo Federal sentiu a necessidade de expandir o ensino profissionalizante, e vários municípios foram contemplados nessa política pública de expansão para fortalecer os trabalhadores, a escola pública. Por isso, 50% das vagas são destinadas a alunos das escolas públicas, para aqueles trabalhadores desempregados", explicou Hélio.

O secretário lembrou ainda que a Prefeitura doou o terreno onde hoje está sendo edificado o prédio do IFMS. A área é de 46 mil metros quadrados e as obras estão na fase final de construção das fundações, dentro do cronograma traçado inicialmente. A previsão é de que o Instituto Federal esteja pronto até o fim do ano que vêm. Enquanto isso, as aulas são oferecidas nas dependências do Espaço Educacional. Todo o prédio ficará à disposição dos alunos dos cursos técnicos.

Os cursos

Durante o encontro com o secretário Hélio, ocorrido na última sexta-feira (12), Luiz Simão detalhou a atuação dos profissionais formados pelos cursos técnicos. "Serão profissionais capacitados para atender o que percebemos no dia a dia, que são as falhas que os equipamentos têm. Ele terá um domínio de conhecimento para que possa, por meio da informação técnica, saber como resolver problemas, com foco em hardwares", explicou.

Os cursos têm duração de três anos e meio. Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o curso oferecido é o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno, com duração de três anos. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos, além de ter concluído o ensino fundamental.