Instituto Federal abre 200 vagas para novos cursos em Corumbá

O Campus Corumbá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) está abrindo mais 200 vagas para cursos técnicos que serão desenvolvidos em 2011, na cidade corumbaense. As inscrições poderão ser feitas no período de 24 de novembro a 7 de dezembro, no próprio endereço eletrônico da institutição, www.ifms.edu.br. Estão sendo disponibilizadas 80 vagas para o curso de Técnico em Metalurgia e 80 para Técnico em Informática (40 no período matutino e 40 no vespertino, cada um), e 40 vagas para Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (noturno).

As inscrições são para o Exame de Seleção e serão ofertadas, para todo o mato Grosso do Sul, 1.360 vagas. Além de Corumbá, integram o processo as cidades de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O extrato do edital foi publicado terça-feira, 9, no Diário Oficial da União.

Os interessados devem ficar atentos a página da instituição, onde poderão se inscrever e obter todas as informações sobre o processo seletivo. Metade das vagas é destinada aos que concluíram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. A taxa de inscrição é de R$ 35,00. O período para solicitar isenção é de 24 a 30 de novembro.

Para o primeiro semestre de 2011, os cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo Instituto são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Metalurgia. O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído o ensino fundamental. Os cursos têm duração de três anos e meio.

Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o curso oferecido é o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno, com duração de três anos. É necessário ter idade mínima de 18 anos, além de ter concluído o ensino fundamental.

O candidato deverá escolher apenas uma das opções de cursos. Aqueles que não têm acesso à internet podem efetuar a inscrição na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, nos referidos municípios, entre 24 de novembro e 7 de dezembro, das 14h às 16h. A prova será realizada no dia 19 de dezembro, domingo, às 14h (horário oficial do Mato Grosso do Sul).