Focada na integração por meio do esporte, Funec completa 20 anos

A Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) completa 20 anos de fundação nesta sexta-feira (12). Criada pela Lei Municipal nº 1.097, de 1990, a instituição é a mais antiga de Mato Grosso do Sul exclusivamente ligada ao desporto. Nos últimos seis anos, conquistou independência administrativa e aproximou-se ainda mais da população, ampliando suas políticas públicas voltadas à integração social e à melhoria da qualidade de vida de jovens, adultos e idosos, sempre por meio da prática esportiva.

"Esta independência, ampliada no governo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), permitiu que a Fundação de Esportes pudesse reavaliar a importância do desporto no município, buscar parcerias com diversas entidades, ouvir os atletas e investir naquilo que a população solicita, com ações e políticas de esporte e lazer para todos", avaliou o diretor-presidente da instituição, Heliney Miranda Júnior.

Desde 2005, a entidade ganhou status e importância de secretaria. O incremento no orçamento anual, a instituição de concurso público especifico para a pasta e a estruturação administrativa viabilizaram a construção e reforma de vários espaços e a consolidação da cidadania, com programas sociais esportivos. Com isso, a revelação de talentos em diversas áreas tornou-se uma rotina.

Grazielly Karine Soares Alves de Lima, Jéssica Francisca da Silva e Fredi Javari Morais Junior, no atletismo; Linneker Arruda e Marjorie Garcia no xadrez; Pedro Henrique Castro na natação e diversos outros nomes despontaram em suas categorias e conquistaram grandes resultados dentro e fora do Estado.

As equipes de futsal e futebol de campo também se desenvolveram com o apoio da Funec. O Corumbaense Futebol Clube, que hoje disputa a Copa MS de Futebol, é um destes exemplos. O departamento profissional foi retomado em 2005, graças a participação ativa da Prefeitura. No ano seguinte, o clube foi campeão Estadual da Série B e, na primera divisão, sempre é um dos candidatos ao título.

No esporte amador, a Fundação consolidou projetos que beneficiam todas as áreas do desporto. O Circuito Funec de Corrida de Rua, que este ano se transformou no Circuito Corumbá de Corrida de Rua, está em sua quarta edição. A competição é uma das poucas no Estado que premia os vencedores em dinheiro. No futebol, a implantação das Séries A, B e C no Campeonato Amador possibilitou que mais pessoas se envolvessem na disputa.

Hoje todos os bairros da cidade, inclusive a zona rural, são contemplados pelas cinco regionais da Série C. Os campeões jogam a Série B, na Esplanada da Nob, onde têm a oportunidade de se juntar aos times amadores mais tradicionais da cidade na Série A, realizada no estádio Arthur Marinho.

Projetos como o Geração Olímpica, Servidor Saudável, Corumbá Saudável e Nossa Gente Saudável, nas áreas de ginástica e hidroginástica, são outros exemplos de integração social através do esporte. Nos últimos seis anos, a cidade ainda recebeu diversos campeonatos estaduais, fóruns e palestras sobre o tema. Corumbá foi um dos pioneiros na realização de Jogos Municipais Paraolímpicos.