Festival fortalece a gastronomia como produto turístico de Corumbá

Parcerias que resultam na capacitação dos profissionais ligados ao setor gastronômico desenvolvem e estimulam uma área em grande ascensão em Corumbá. Em um roteiro conhecido pelos atrativos naturais, seja a pesca ou o eco-turismo, a culinária está unindo visitantes e moradores com receitas típicas e ingredientes nativos da região. Para consolidar mais esta opção aos turistas, o Festival Gastronômico 2010 – "Sabores do Pantanal" proporciona aos empresários a oportunidade de mostrar suas receitas, aguça a criatividade de chefes de cozinha e capacita funcionários dos estabelecimentos. A abertura do evento ocorreu na noite desta quarta-feira (10), no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá a abertura do Festival Gastronômico contou com a participação de representantes dos 26 restaurantes credenciados. "É um grande prazer fazer parte deste grande evento. Sentimo-nos incentivados e queremos ver as pessoas provando nossos pratos, indo aos restaurantes e repassando o que acharam. A opinião do público é de suma importância para a melhoria do nosso atendimento", disse Lenira Araújo Gonzáles, proprietária do Restaurante Sarã – anexo ao Hotel Gold Fish.

Com parcerias importantes, esta quarta edição mostra a consolidação de uma política desenvolvida pela Prefeitura Municipal de estimular o setor de gastronomia por meio da profissionalização dos funcionários. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é um dos parceiros do evento, oferecendo consultorias e capacitações aos restaurantes credenciados. "Estamos exercendo a missão da instituição, que é qualificar pessoas para o trabalho, tendo em vista que a gastronomia está ligada à cultura de um povo e mexe com os nossos sentidos", comentou a coordenadora do núcleo de Gestão de Pessoas do Senac/MS, Valmira Gomes Carvalho.

O aumento na quantidade de restaurantes credenciados neste ano foi um dos pontos ressaltados na noite desta quarta-feira. "Mais do que dobramos a quantidade de participantes, hoje são 26 restaurantes credenciados, o que mostra a credibilidade do evento", disse o superintendente de Turismo do Município, José de Carvalho Júnior. Para o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), José Alcides dos Santos, o evento fortalece o setor da gastronomia local e o projeta nacionalmente. "É um selo de qualidade a mais para os restaurantes, por meio das capacitações", ressaltou.

De acordo com o vice-prefeito de Corumbá, Ricardo Éboli (PMDB), que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na ocasião – que cumpria agenda em Brasília-DF -estimular a gastronomia segue uma política adotada pela atual Administração municipal. "O melhor da culinária sul-mato-grossense está em Corumbá, fruto de uma percepção do prefeito Ruiter, que buscou nas raízes pantaneiras o trabalho de cozinheiras e está estimulando empresários a participar de um festival que muito bem explora a riqueza cultural por meio da culinária", frisou.

Programação

O Festival Gastronômico 2010 – "Sabores do Pantanal" prossegue até o dia 15 deste mês e os pratos oferecidos custam entre R$15 a R$ 30 e estão disponíveis nos 26 restaurantes participantes. Já nesta quinta-feira (11), está sendo oferecida a aula show intitulada "Mato Grosso do Sul na Panela", com a consultora Rosa Maria Landin Gomes Justi, para os restaurantes credenciados. O encontro ocorre no Centro Profissional Dom Bosco, das 9h às 12 horas e das 15h às 18 horas. Já às 16 horas do domingo (14), está prevista a corrida de garçons.

Os estabelecimentos credenciados são: Restaurante e Churrascaria Rodeio do Pantanal, Restaurante Avalom Grill, Restaurante e Churrascaria Laço de Ouro, Restaurante Sarã anexo ao Hotel Gold Fish, Restaurante ki Tempero, Restaurante Viva Bella, Restaurante Você Também, Restaurante e Pizzaria Mac Tony, Restaurante e Peixaria Miguéis, Peixaria do Lulu, Espeteria e Peixaria Sobradinho, Costelaria e Peixaria Varanda Grill, Churrascaria do Gaúcho, Churrascaria Espeto de Ouro, Galpão Restaurante, Bar e Restaurante Sabor Bem Bom do João, Petiscos Bar's, Casa da Avenida, La Bodeguita, Gohan a Casa do Yakisoba, Recanto Vale do Sol, Fiorella Pizza, Gurmê Pizzaria, Casa da pizza, Lig Pizza, Pizzaria Corumbella.