Curso de Curadoria encerra Programa Interação em Corumbá

O curso de Curadoria e Montagem de Exposição encerrou o circuito de aprimoramento cultural realizado a partir do Programa Interação. O último passo do curso aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) no Instituto Luiz de Albuquerque com os alunos expondo suas obras de arte e mostrando o que aprenderam durante os três dias de capacitação.

Trinta alunos participaram do curso que abordou sobre análise de propostas, decisões estéticas e escolha seletiva de obras de arte. A proposta foi a de aprimorar os conhecimentos de artistas plásticos. Durante esta sexta-feira, os integrantes expuseram suas obras e colocaram em prática o que aprenderam durante as aulas.

A Prefeitura de Corumbá deu todo o apoio para a realização do projeto no município fornecendo local para as aulas, trabalhando na divulgação e recebendo as inscrições. "Apoiamos todas as áreas da cultura, desde que seja evidenciada dentro da comunidade", reforçou a superintendente de cultura, Heloísa Urt.

O projeto foi realizado em duas etapas, sendo que a primeira aconteceu em Campo Grande, onde foram ministrados cursos de capacitação nas áreas de artes cênicas (circo, teatro e dança), artes visuais (artes plásticas, audiovisual e fotografia) e música. Na segunda etapa, o projeto foi realizado em oito cidades polo do Estado (Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas) e ministrado pelos multiplicadores que obtiveram melhor desempenho na primeira etapa.

A capacitação em artes e cultura, do Programa Interação, é  promovida pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes em conjunto com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Corumbá. Durante os meses setembro e novembro foram realizadas Oficina de Documentário (roteiro, pesquisa, argumento e direção), Produção de Documentário (produção, gravação e edição) Figurino, Direção Teatral, Harmonia e Arranjo, Teatro de Rua, Bases do Ritmo e Som, Composição e Criação Coreográfica, Introdução à Fotografia, Palhaço, Construção de Instrumentos, Solo, Manipulação de Materiais na Construção da Obra de Arte, Didática e Metodologia para o Ensino da Dança, Curadoria e Montagem de Exposição.