Corumbá sedia Mostra da Agricultura Familiar e feira no dia 18

Corumbá sedia nesta quinta-feira (18) a 4ª Mostra da Agricultura Familiar e a 2ª Feira de Sementes e Mudas. Os dois eventos ocorrem simultaneamente ao 3º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, que acontece nos dias 18 e 19, no anfiteatro Salomão Baruki. A 4ª Mostra vai reunir produtos da agricultura familiar da região, que serão expostos no estacionamento do anfiteatro. A organização do evento pretende estimular a troca de sementes e mudas entre esses agricultores para que eles possam ter independência e economia na produção e conservação de sementes e mudas produzidas pelos próprios agricultores.

"Outra vantagem da troca de sementes é não permitir que se percam as variedades adaptadas à região", explica a pesquisadora e uma das organizadoras dos eventos, Aldalgiza Campolin, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), que realiza os eventos em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus Pantanal) e a Prefeitura Municipal.

As iniciativas contam ainda com a participação da Secretaria Executiva de Educação/Estação Experimental do Campo, Fundação Terra Pantanal, Secaf (Consultoria e Assessoria para Agricultura Familiar), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Cisv (Comunità Impegno Servizio Volontariato) e da Ataac (Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá).