Corumbá recebe primeiro residencial do Minha Casa, Minha Vida

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (8) em Corumbá o primeiro condomínio residencial do programa Minha Casa, Minha Vida do Mato Grosso do Sul. Lançado pelo Governo Lula em 2009, a iniciativa é executada na cidade por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada, com financiamento da Caixa Econômica Federal. A solenidade de entrega do empreendimento contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), do superintendente da Caixa no Estado, Paulo Antunes Siqueira, do diretor da Construtora Cobravi, Kléber Luiz Recalde, empresa responsável pela obra, entre outras autoridades.

O Residencial Boulevard Parque Pantanal é formado por 56 apartamentos distribuídos em sete blocos, e foi construído na esquina das ruas Delfino Scaffa e Marechal Floriano, no bairro Nova Corumbá, parte alta da cidade, com toda infraestrutura necessária, como drenagem e asfalto, além de ficar próximo à Escola Municipal Cássio Leite de Barros. "E o primeiro empreendimento de muitos outros que vamos realizar aqui", afirmou Kleber Recalde, destacando a parceria estabelecida com a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica.

"Este condomínio representa a retomada dos investimentos em Corumbá", comentou o construtor, lembrando que a empresa está na cidade há mais de 15 anos e acompanhou de perto as crises no setor, mas que, a partir do lançamento do programa Minha Casa Minha Vida, o desestímulo acabou. "Hoje o Brasil vive um novo momento. Sou testemunha dessa transformação. Temos que acreditar e por isso mesmo estamos investindo. Já estamos estudando com a Prefeitura e com a Caixa a construção de outros empreendimentos na cidade", acentuou.

Kleber Recalde destacou ainda que o programa se enquadrou nas necessidades da população, e que em Corumbá, encontrou "um prefeito sensível", que tem dado total apoio ao setor, inclusive implantando pavimento asfáltico, "além de contribuir para que os servidores municipais tenham acesso à casa própria". A referência foi ao programa habitacional direcionado ao funcionalismo público municipal, por meio do qual a Prefeitura paga até 50% do valor do empreendimento. "Tudo isso está sendo possível graças à junção de esforços", comemorou.

A solenidade contou com a presença de inúmeras outras, como os vereadores Carlos Alberto Machado (PT), João Bosco de Silva e Souza (PT) e Marcelo Iunes (PMDB); vice-prefeito Ricardo Eboli (PMDB); Dom Segismundo Martinez; Roberto Ishi, gerente local da Caixa; secretários municipais Daniel Martins Costa (Finanças e Administração), Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental), Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania); Ricardo Ametlla (Desenvolvimento Integrado), e Maria Antonieta Sabatel (Ações Sociais), entre outros.