Corumbá prega união de toda a fronteira para combater a dengue

A Prefeitura de Corumbá programou para esta sexta-feira (25) uma série de ações para marcar o Dia D de Combate à Dengue. A iniciativa ocorre das 7h às 12 horas, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, reunindo também representantes de Ladário, das cidades bolivianas vizinhas, como Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Com o tema "Envolvendo nações no combate a dengue – Atitudes e hábitos para desenvolver ações", o setor de saúde pública do Município quer fazer com que a população da região tome ciência, por meio da educação, dos cuidados a serem tomados, principalmente mantendo imóveis limpos para evitar a doença.

As atividades do Dia D são coordenadas pela Secretaria Executiva de Saúde Pública e envolvem diversos parceiros. Para o secretário Lauther da Silva Serra, a iniciativa desenvolvida pela equipe da Prefeitura, já em andamento há algum tempo, pode se tornar referência e combate à dengue. Entre as ações está a I Gincana Municipal de Combate a Dengue "Envolvendo nações no combate a dengue", com a finalidade de estimular e despertar o interesse dos alunos e da população, de uma maneira participativa e envolvente, em manter os seus quintais limpos e impróprios à procriação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

O resultado da gincana será conhecido já nesta sexta-feira, durante a programação elaborada para a realização do Dia D. Além de procurar despertar a consciência dos estudantes para serem facilitadores em suas casas, utilizando a prevenção como foco principal no combate à doença, a Prefeitura busca motivar e estimular a população para obtenção de resultados promissores, bem como estimular a integração entre a população corumbaense, ladarense e boliviana, pregando a conscientização para ações preventivas, bem como de combate à dengue.

Os trabalhos dos estudantes serão apresentados durante as atividades do Dia D, em um stand, com premiação para os três primeiros colocados. Segundo a bióloga sanitarista Grace Bastos, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a gincana surgiu da necessidade de se evitar a proliferação do Aedes aegypti e suas consequências desastrosas, no sentido de conscientizar a população para a prevenção e, ao mesmo tempo, trabalhar nesse sentido com as escolas corumbaenses. "O projeto envolvendo nações tem o intuito de estimular mudanças de hábitos e atitudes da comunidade, demonstrando que o combate a dengue de todos", explicou.

Para o Dia D, uma intensa programação será desenvolvida no Centro Popular, voltada à prevenção e combate à doença, no sentido de se evitar epidemia na cidade e na região. A iniciativa é uma continuação da mega operação que a Prefeitura desencadeou em outubro deste ano, com a participação de inúmeros parceiros, entre eles o Ministério Público Federal, Prefeitura Municipal de Ladário, Comitê Municipal da Dengue, Exercito Brasileiro e Marinha do Brasil, Embrapa Pantanal, Anvisa, PrevFogo, UNIPAV, AGESA, Votorantim, Andorinhas Cargas, Sanesul, Pesqueiro da Odila, Prefeituras da Província de German Bush (Bolívia), Comando Naval de Puerto Quijarro.