Concurso de Bandas de Percussão terá 12 escolas neste sábado

O Concurso de Bandas de Percussão, que ocorre a partir das 16 horas deste sábado (20) no Ginásio do Corumbaense Futebol Clube, terá a participação de 12 escolas, sendo 11 de Corumbá e uma de Ladário. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal/Superintendência de Cultura, e organizado pela Banda de Música Municipal Manoel Florêncio.

O coordenador do evento, Edmilson Suares Cuellar, da Superintendência de Cultura, confirmou a participação das bandas de percussão das escolas municipais Isabel Correa e Oliveira, Fernando de Barros, Caic Padre Ernesto Sassida, Rural Monte Azul, Pedro Paulo de Medeiros, Cyríaco Felix de Toledo e Tilma Fernandes; escolas estaduais Carlos de Castro Brasil, João Leite de Barros, Gabriel Vandoni de Barros (todas de Corumbá) e Professor João Batista (Ladário).

O concurso é uma forma de divulgar o trabalho realizado pelas bandas de percussão das escolas da região, bem como fomentar e estimular a criação de novas corporações musicais por meio de uma competição sadia que incentiva o aprimoramento de métodos e técnicas musicais, "sem deixar, no entanto, de se preocupar com o desenvolvimento do pensamento cívico, do espírito de competição, da autodisciplina e civismo necessários à formação integral do cidadão", conforme observou Edmilson.

As apresentações das bandas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que observará repertório, melodia, precisão rítmica, técnica instrumental, afinação, conjunto, uniformidade, marcha, garbo e criatividade. O evento deverá reunir uma platéia estimada de cerca de cinco 5 mil pessoas. Em 2009, a Escola Municipal Caic Padre Ernesto Sassida foi a grande campeã.