Começa hoje a pré-matrícula para 1 mil novas vagas na Reme

Após reforma, ampliação e a construção de uma nova unidade escolar, a Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá está disponibilizando, a partir desta terça-feira (16), mais 1 mil novas vagas para a pré-escola e ensino fundamental no ano letivo de 2011. O aumento no número de vagas disponíveis aos estudantes corumbaenses deve-se aos investimentos feitos pela Prefeitura Municipal na infraestrutura da Escola Municipal Barão do Rio Branco e à criação da Escola Municipal Professor Djalma de Sampaio Brasil e do Centro de Educação Infantil ServCarmo, no Jardim Aeroporto.

A pré-matrícula nas duas unidades já está disponível desde esta terça até a sexta-feira (19), e os pais ou responsáveis interessados devem procurar as secretarias das escolas das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Na Barão do Rio Branco, estão disponíveis vagas para o pré-I, pré-II, 1º e 2º anos, turnos matutino e vespertino. As aulas serão oferecidas no prédio reformado. Na nova área construída, há vagas para alunos do 6º ao 9º ano no período matutino e do 2º ao 5º ano no vespertino.

A nova unidade Prof. Djalma de Sampaio Brasil oferece vagas para todas as séries do ensino fundamental. Há disponibilidade para o período matutino do 6º ao 9º ano e vespertino de 1º ao 5º. A pré-matrícula será realizada no Centro de Educação Infantil ServCarmo, na Rua Gonçalves Dias, bairro Aeroporto. A previsão do início do ano letivo da Reme é no dia 4 de fevereiro. De acordo com o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, as novas vagas reduzem ainda mais o déficit e amplia a estrutura do Município para receber mais 1 mil alunos da pré-escola e do ensino fundamental.

Matrícula automática

O secretário também reforçou que os alunos que já estudam em uma das escolas municipais de Corumbá, e que forem aprovados durante este ano letivo, já serão matriculados automaticamente. Os estudantes que quiserem a transferência para outra unidade devem requerer o documento junto à unidade onde estudam. Neste caso, cada escola divulgará seu calendário de matrículas.

A Secretária Executiva de Educação vai realizar um levantamento da tipologia das instituições educacionais administradas pela Prefeitura. Hélio explicou que haverá a criação de uma Comissão de Estudos para Análises das Tipologias das Escolas e Creches. "O objetivo é identificar as demandas para melhor reorganizar a gestão escolar", afirmou.