Cássio Leite de Barros vence gincana com trabalho sobre Citronela

A Escola Municipal Cássio Leite de Barros venceu a primeira gincana realizada pela Prefeitura de Corumbá com foco no combate à dengue. A idealização faz parte do projeto "Envolvendo nações no combate a dengue – Atitudes e hábitos para desenvolver ações", e foi um dos atrativos desta sexta-feira, durante a celebração do Dia D de Combate à Dengue, que reuniu inúmeros parceiros da Prefeitura no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer.

A equipe da Escola Cássio Leite de Barros ficou em primeiro lugar na gincana com um trabalho sobre "Plantio de Citronela em terrenos baldios, após manejo". O grupo mostrou que trata-se de uma planta aromática, conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronelal.

O Centro de Atendimento Infanto-Juvenil, projeto mantido pela Secretaria Executiva de Assistência Social da Prefeitura, ficou na segunda colocação na gincana, com um trabalho sobre "descarte adequado do lixo".

A gincana teve participação das escolas Almirante Tamandaré, Clio Proença, Barão do Rio Branco, Nathércia Pompeo dos Santos, Cássio Leite de Barros, Dom Bosco, Carlos de Castro Brasil e Ângela Maria Perez, além do Centro de Apoio Infanto-Juvenil (CAIJ), projeto da Assistência Social. Os alunos desenvolveram trabalhos focando os seguintes temas: Uso adequado de A2 (reservatório ao nível de solo); Destino adequado de pneumáticos inservíveis; Descarte adequado de D2 (Lixo); e Terrenos Baldios e Imóveis fechados e abandonados.

Toda esta iniciativa tem a parceria do Ministério Público Federal, Prefeitura Municipal de Ladário, Comitê Municipal da Dengue, Exercito Brasileiro e Marinha do Brasil, Embrapa Pantanal, Anvisa, PrevFogo, UNIPAV, AGESA, Votorantim, Andorinhas Cargas, Sanesul, Pesqueiro da Odila, Prefeituras da Província de German Bush (Bolívia) e o Comando Naval de Puerto Quijarro.