Capacitação garante atendimento de qualidade no Pronto Socorro

Além das obras de reforma e ampliação do Pronto Socorro Municipal, nas quais a Prefeitura de Corumbá está investindo R$ 205.803,71, a Secretaria Executiva de Saúde Pública vai realizar cursos de aperfeiçoamento para todos os funcionários da instituição, desde recepcionistas até o corpo clínico. De acordo com o secretário Lauther da Silva Serra, a orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é dotar a unidade de todas as condições necessárias para bem atender a população.

"Estamos realizando uma ampla reforma no prédio e, ao mesmo tempo, elaborando um cronograma de cursos para atender todos os integrantes da equipe que atua no local", observou o secretário. Com carga horária de oito horas, a capacitação terá início no próximo dia 19, com o curso Classificação de Risco, direcionado 25 enfermeiros e enfermeiras que trabalham no local. Protocolo, implantação do serviço e dinâmica integram o conteúdo.

No dia 20, a capacitação vai atender 25 funcionários da área de auxiliar de serviços diversos. O curso sobre limpeza e higienização hospitalar terá carga de oito horas. Na ocasião, os servidores receberão noções sobre atendimento ao cliente, postura, normas sanitárias, higienização hospitalar, noções de microbiologia, contaminação cruzada, protocolo de procedimentos e saúde do trabalhador.

Já nos dias 3 e 4 de dezembro, a capacitação será direcionada a recepcionistas e servidores administrativos. O curso será sobre atendimento ao cliente e terá participação de 30 pessoas. O conteúdo será elaboração individual do perfil profissional de atendimento; conhecendo a empresa em que trabalha; bases do sucesso profissional, pessoal e familiar; atendimento telefônico; relacionamento interpessoal; comunicação eficaz; motivação para mudança; a importância do bom atendimento; apresentação do Programa Humanizasus, e programa de classificação de risco.