Campanha dos 16 Dias de Ativismo leva palestra ao Nação Guató

A campanha pelos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher" continua nesta terça-feira (23) no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Pela manhã, os alunos da hidroginástica participaram de uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e a Rede de Atendimento a Mulher. Durante a noite, a delegada Priscila Arruda Quarti Vieira, responsável pela Delegacia da Infância e Juventude (DAIJ), fala sobre Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Mais de 60 pessoas, a maioria idosos, participaram das atividades desta manhã. Responsável pela DAM (Delegacia de Atendimento a Mulher), a delegada Marilda do Carmo Rodrigues abordou todos os aspectos da lei nº. 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Em seguida, a psicóloga Cristiane Ligier e Marilza da Silva Pinheiro. Ambas do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR), falaram sobre a rede de atendimento à mulher.

"Esta foi a primeira vez que conversei de perto com uma delegada. Achei muito boa a orientação dela. Conhecia muita coisa que não sabia", comentou Regina G. Toledo, 57 anos, moradora do bairro Popular Velha. Ela frequenta da hidroginástica desde que a atividade foi implantada pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) em 2005.

O principal objetivo da campanha pelos "16 Dias de Ativismo" é ampliar a consciência da população sobre os diretos da mulher, mensagem muito bem entendida pela senhora Demerci D. Silva Amorim, 63 anos, moradora do bairro Dom Bosco. "Mesmo se isso não acontece com a gente, agora já sai o que devo fazer quando presenciar alguma situação de violência", disse.

Coordenada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania/Gerência de Políticas Públicas para a Mulher, a programação da campanha ainda prevê palestras, fóruns, rodas de conversas, blitz e atos envolvendo instituições que lutam pela garantia dos direitos do público feminino. As atividades terminam no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A iniciativa conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Instituto de Mulheres Negras do Pantanal, Jornal da Mulher, Conselho dos Direitos da Mulher de Aquidauana, Funec, Agetrat, Grupo UNO da UFMS (Campus do Pantanal), Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Secretaria Executiva de Assistência Social, Fórum de Mulheres do Campo, DASSC, Central Única das Favelas (CUFA) – Núcleo "Maria Maria", Casa dos Conselhos e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Corumbá.

Programação

25 de novembro (quinta-feira)
Blitz "Homens unidos pelo fim da violência"
Horário: 10h
Local: Ruas Frei Mariano com a Treze

26 de novembro (sexta-feira)
Encontro Regional de Conselhos de Direitos da Mulher
Local: Aquidauana-MS
Roda de Conversa "Traçando o perfil da mulher condutora"
Horário: 18h
Local: Sindicato Rural de Corumbá

27 de novembro (sábado)
Segredos do Coração 2
Horário: 13h30
Local: Círculo Militar
Espetáculo de Dança "Verbo… palavras em movimento"
Horário: 20h

Local: Anfiteatro Salomão Baruki
28 de novembro (domingo)
Projeto Pôr do Som
Horário: 18h
Local: Porto Geral

29 de novembro (segunda-feira)
Roda de Conversa
Horário: 14
Local: CRAS III

30 de novembro (terça-feira)
Encontro do Fórum de Mulheres do Campo contra a violência
Horário: 14h
Local: Assentamento São Gabriel – Lote 12 (Casa da Vera)
01 de dezembro (quarta-feira)
Festa Rosa Choque
Horário: 18h
Local: Rua Antônio Maria, 350 – em frente ao Hotel Santa Mônica

03 de dezembro (sexta-feira)
Ato de reconhecimento aos homens que contribuem no enfrentamento à violência contra a mulher
Horário: 19h30
Local: Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez

04 de dezembro (sábado)
Roda de conversa com a juventude
Horário: 14h
Local: Igreja São José Operário

05 de dezembro (domingo)
Projeto Pôr do Som
Horário: 18h
Local: Porto Geral

07 de dezembro (terça-feira)
Rodas de conversa
Horário: 14h30 e 15h
Local: CRAS I e CRAS Central

08 de dezembro (quarta-feira)
Encontro Interconselhos
Horário: 18h
Local: Casa dos Conselhos

10 de dezembro (sexta-feira)
Roda de Conversa
Horário: 14h
Local: CRAS II