Aluna da Reme é a grande vencedora do Pequenos Heróis 2010

Raquel Helena de Oliveira, 12 anos, aluna da Escola Municipal Fernando de Barros, foi a grande vencedora, na tarde desta quinta-feira (18), da 5ª edição do projeto "A Procura dos Pequenos Heróis", iniciativa do Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER) e da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Educação. Concorrendo com outras 1,5 mil crianças, Raquel, que mora no bairro Vitória Régia, emocionou a todos com o relato objetivo e simples de como faz para ajudar ao próximo.

"Todo sábado e domingo eu faço café da manhã para as crianças do assentamento São Gabriel. Só de ver aquelas crianças felizes comendo, eu me sinto tão feliz. Lá não tem nem água, não tem nada, agora que está chegando luz. Minha mãe e eu, a gente pega água para levar para aquelas crianças em galões e garrafas pet", contou a estudante, também bastante emocionada. "Elas ficam muito felizes e de em ver, eu me sinto assim também", completou. Como prêmio, a aluna da Rede Municipal de Ensino (Reme) recebeu um computador.

Cumprindo agenda institucional em Brasília-DF, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) foi representado na solenidade de premiação, no Ginásio de Esportes Dom Bosco, por Lamartine de Figueiredo Costa. "Este é mais um momento desta obra extensa do padre Ernesto Sassida. Hoje temos muita alegria em poder dizer que Corumbá é conhecida como uma cidade de quem faz, trabalha e produz coisas boas para toda a sociedade", comentou, lembrando que o município foi o primeiro do País credenciado pela Rede Amamenta Brasil e o pioneiro do Centro-Oeste a criar um centro especializado no atendimento a crianças e adolescentes com dependência química, o Habilitar.

Idealizada pelo padre Ernesto Sassida, fundador da Cidade Dom Bosco, "A Procura dos Pequenos Heróis" tem o objetivo de sensibilizar a sociedade corumbaense para incentivar e reconhecer as boas ações praticadas por crianças e adolescentes. "Os pais que têm um filho educado, que dá bom exemplo, vivem em grande alegria", resumiu o sacerdote, acrescentando: "Estamos mais uma vez reconhecendo e incentivando gestos de bondade, atenção, carinho, dedicação, responsabilidade, respeito e os atos corajosos das crianças da nossa comunidade".

Para a presidente de CENPER, Ligia Maria Baruki e Melo, o reconhecimento das virtudes destes adolescentes ajuda na formação de adultos mais responsáveis, mais cidadãos. "O Pequeno Herói não é apenas aquela criança que é referência por um feito extraordinário, que brilha na visão de todos. Hoje, ser honesto, correto, cumpridor de seus deveres são atos heróicos e que devem ser valorizados", afirmou. Em Corumbá, o Dia do Pequeno Herói é comemorado em 6 de dezembro.

Os outros pequenos heróis premiados foram: Jorcineia Pacífico Sanabria (Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque), Yuri Farias de Souza (Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque), Daniel dos Santos Pereira (Escola Municipal Rural Monte Azul), Ramão de Souza Rodrigues (Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque), Danielle Ferreira Estevão (Escola Estadual Maria Helena Albaneze), Simone Roque de Arruda (Escola Estadual Rotary Clube), Iara Torres de Moraes (Escola Municipal Fernando de Barros), Ezequias de O. dos Santos (Escola Municipal Rural Paiolzinho), e Camila Rojas Pereira Roja (Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque).