Abertas inscrições para terceira edição do Concurso de Presépios

A Prefeitura de Corumbá já abriu as inscrições para participação na terceira edição do Concursos de Presépios. Os interessados devem procurar a Casa de Cultura Luiz de Albuquerque(ILA), na Praça da República, número 119, centro, no período das 08h às 16h30, para inscrever seus trabalhos e participar da exposição que acontece na Praça da Independência, onde será montado o Jardim de Natal, no período de 6 de dezembro a 6 de janeiro.

O concurso é uma realização da própria Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal – Superintendência de Cultura. Segundo a superintendente, Heloisa Helena da Costa Urt, o evento busca estimular o potencial criativo dos cidadãos corumbaenses, além de conscientizá-los da importância do seu papel para a preservação da cultura e atrair a população local para uma decoração bem regional durante o período natalino, valorizando a arte popular pantaneira.

Poderão participar do III Concurso e Exposição de Presépios de Corumbá qualquer pessoa física ou jurídica, grupos, entidades, além de escolas estaduais, municipais e particulares, ou mesmo qualquer pessoa interessada em demonstrar sua arte através do tema e padrões de Presépios de Natal, desde que tenha idade acima de 18 anos. Se menor, deverão ser representados por seus pais ou responsáveis.

No ato da inscrição, os participantes receberão uma cópia do regulamento, constando todos os detalhes do concurso, inclusive tipos de produtos que poderão ser utilizados para a confecção do presépio, que pode ser cerâmica, gesso, tecido, fibras, metal, madeira, pedra, cimento, sementes, isopor, plástico, material reciclado, entre outros, desde que apresente o cenário de nascimento de Cristo.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora que observará como critério para a seleção e premiações as seguintes modalidades: beleza, acabamento, criatividade e originalidade.