Mais de 6 mil participam de festa dedicada ao Dia das Crianças

Mais de 6 mil jovens lotaram o Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer – Nação Guató durante o evento que celebrou o Dia das Crianças, comemorado hoje, 12 de outubro. Com pipoca, algodão doce, gincanas, oficinas e muitos brinquedos, a Prefeitura de Corumbá proporcionou uma manhã de intensa diversão e alegria aos pequenos. Através de uma mobilização de todas as pastas da administração municipal, o público infantil teve um feriado com  brincadeiras, mas sem esquecer do lado educativo, com atividades e mensagens de conscientização ambiental e sobre trânsito.

A garotada acordou cedo para aproveitar a manhã. Filas se formaram para brincar na piscina de bolinha, cama elástica entre outros brinquedos que estavam à disposição. Entre as atrações mais procuradas estavam a barraca do "Limpa o Rio", que através de uma brincadeira bastante comum nas quermesses e festas juninas, a pescaria, passava uma mensagem de conscientização ambiental: a importância de manter as águas pantaneiras longe dos entulhos e lixo. A cada garrafa pet ou lata retirada os pequenos recebiam brindes.

Apresentações da Oficina de Dança e da banda de música Manoel Florêncio também foram um dos pontos altos do evento. Agitaram ao público que contava também com a presença dos pais que supervisionavam a euforia da criançada. "Eu estou adorando o dia. É muito bom principalmente para as crianças mais carentes que podem ter pelo menos um dia de alegria e ganhar um presentinho. Vamos aproveitar a manhã inteira", contou Tereza Rodrigues, dona de casa, que levou as duas filhas no evento. "Não tenho condições de dar um presente para meus filhos, então aproveitei para trazê-los até aqui para cada um receber um brinquedo e brincar bastante", disse Jorciléia Sanabria dos Santos, do lar, mãe de 4 filhos.

Para os pequenos não faltou disposição para correr e brincar em cada um dos brinquedos. "Já fui no pula-pula, escorregador, comi algodão doce e pipoca", detalhou Rainara Rodrigues Romão, de 5 anos. "Fui na barraca da pescaria, fiz uma escultura em argila e vou para fila pegar um presente. Acordei cedo para aproveitar cada minuto", comentou Rusenis Amorim,  7 anos.

Para recarregar as energias barracas distribuíam picolés, pipocas doces e salgadas, algodões doce, pães e refrigerantes. Para estimular a criatividade, oficinas de origami, cestaria de papel, brinquedos feitos de garrafas pet, além de esculturas de argila, desenho e pintura. Balangadãs e palhaços também animaram a festa das crianças.

O evento encerrou com a entrega de mais de 6 mil brinquedos para as crianças. "Esse dia para nós tem todo um simbolismo especial. É a data que consagra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e celebra a nossas crianças. Tenho um carinho muito especial por elas e hoje é uma oportunidade de proporcionarmos um dia festivo", disse o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

"Entendemos que temos que manter e implementar eventos voltados às crianças", complementou o prefeito, ressaltando a mobilização das diversas pastas da administração municipal. "Através de diversas secretarias pudemos fazer essa confraternização". "Nossos funcionários se dedicaram para tornar esse momento muito especial", declarou.

Padroeira

O feriado celebra também o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A terça-feira (12) é marcada por cerca de 10 missas em Corumbá, além de uma celebração no pátio do Colégio Santa Teresa, às 17 h. Após a homilia, haverá uma procissão pelas ruas XV de Novembro, Colombo, Maria Coelho, finalizando no Porto Geral.