Fanfarras da Reme conquistam títulos em concurso no Mato Grosso

As Escolas Municipais Barão do Rio Branco e Pedro Paulo de Medeiros representaram Corumbá e Mato Grosso do Sul no 2º Concurso de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso, que ocorreu os dias 16 e 17 deste mês em Cuiabá. As duas unidades da Rede de Ensino Municipal (Reme) trouxeram ótimos resultados da competição, conquistando as primeiras colocações nas categorias em que participaram. A Escola Barão do Rio Branco conquistou o primeiro lugar nas categorias Coreografia, com a Baliza Gabriela da Costa Rodrigues, e Linha de Frente, além da segunda colocação em musicalidade.

A instituição se preparou desde maio para alcançar o lugar no pódio. "O prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira – PT) disse que quem se saísse bem na competição que ocorreu em Campo Grande teria transporte garantido. Ganhamos lá e fomos para Cuiabá, onde também tivemos vitórias importantes", disse o instrutor Júnior Batista de Souza. Com a apresentação das músicas Curtição, de João Bosco e Vinícius, Lero-Lero, do grupo Cheiro de Amor, Beijar na Boca, de Claudia Leite e Carla, do grupo LS Jack, a escola arrancou aplausos da plateia cuiabana e conquistou os resultados.

Quem também participou da competição e se consagrou campeã foi a Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. A banda de percussão Anjos Dourado agradou os jurados e levou o primeiro lugar com a Linha de Frente, na modalidade Escudo, Bandeira e Marcha e em Coreografia, com danças e evoluções. O grupo trouxe também para Corumbá a segunda colocação em Musicalidade. "A banda existe há apenas três anos e já conquistou vários títulos. Nossos próximos desafios serão os concursos municipal e nacional de bandas e fanfarras, sendo que este último ocorre em dezembro, em São Paulo", comentou o instrutor Alexander Pereira de Souza.

Após os resultados obtidos, os diretores das duas escolas foram enfáticos: "A banda faz os alunos se aproximarem mais da escola e ajuda na aprendizagem", disse Genilson Canavarro de Abreu, da Escola Barão do Rio Branco. "Só participa da fanfarra que tem notas altas e não falta", reforçou Tânia Maria da Costa Guimarães, da Escola Pedro Paulo de Medeiros.

Participaram da competição 47 bandas e fanfarras de escolas públicas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre. O evento foi promovido pela Sociedade Musical Mestre Inácio, uma associação de regentes das escolas municipais de Cuiabá, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo 2014 (Copatur) da capital mato-grossense.