Em Ladário, multidão acompanha Nossa Senhora dos Remédios

Centenas de fiéis participaram da procissão luminosa em louvor a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Ladário, realizada na noite deste domingo (24) nas principais ruas da cidade. Caravanas de diversas cidades de Mato Grosso do Sul e de outros estados acompanharam de perto o ponto alto da festa católica que começou no sábado. A imagem da santa, conhecida por interceder pela cura dos enfermos, carregava um enorme manto azul, escoltado pelos fiéis durante toda a caminhada.

Em frente à Igreja Matriz – que está completando 118 anos de fundação e há dois anos se tornou Santuário, devido ao grande número de peregrinos que movimentam o templo – os prefeitos de Ladário José Antônio Assad e Faria, e de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, o deputado estadual Paulo Duarte e o deputado federal Vander Loubet (todos do PT), receberam a imagem e a levaram ao altar do Santuário, onde os devotos puderam, novamente, prestar suas homenagens à padroeira.

Peregrinação

No sábado (23), a imagem de Nossa Senhora dos Remédios saiu em peregrinação por ruas, avenidas, hospitais, postos de saúde, abrigos infantis e asilos de Ladário e Corumbá, retornando para casa de navio. Pelo segundo ano consecutivo, a imagem deixou o altar do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios para ficar mais perto dos fiéis.

A devota ladarense Janda Silva, 69 anos, que ocupava um leito do Hospital de Caridade de Corumbá, comoveu-se ao ver a imagem entrar no quarto. "Ela me trouxe alegria e a esperança de receber alta para participar da procissão, como faço todos os anos", afirmou. Durante a peregrinação, por onde passou a imagem provocou comoção. "É apenas uma imagem, mas por meio dela Deus pede que Maria, mãe de Jesus, interceda por todos os seus filhos e os ensine a caminhar", afirmou Rosalino de Jesus Santos, seminarista que conduziu a peregrinação.

Em Ladário, a devota Lídia de Freitas, 73 anos, de cadeira de rodas, empurrada pela filha, Lucinha, entrou no Posto Central de Saúde carregando a imagem no colo. Dona Lídia tem osteoporose e só pode se locomover em cadeira de rodas. "Ela está viva, lúcida e alegre graças à proteção de Nossa Senhora dos Remédios", contou a filha. Conduzida pelo seminarista Rosalino de Jesus Santos, pelo assessor de comunicação da paróquia, Nivaldo Rodrigues, e pelo grupo Pastoral Familiar, a imagem percorreu todos os setores do Posto Central de Saúde, onde foi recebida pelo secretário municipal de Saúde, Cléber Colleone, que representou o prefeito José Antonio.

Antes, a imagem havia percorrido as dependências do Hospital Naval de Ladário, no 6º Distrito Naval. "Quem não honra a mãe, despreza o filho. Um salmo diz: ‘Louvai a Deus nos seus santos', e nós louvamos Maria, que nos traz Jesus nos braços e suas bênçãos para a população", afirmou o seminarista Rosalino.

Em Corumbá, a imagem da santa foi conduzida até uma das sedes do Centro de Recuperação Infantil Padre Antônio Muller (Cripam), esteve no Asilo São José e no Hospital de Caridade. Depois retornou a Ladário no navio P15, na flotilha naval da Marinha do Brasil (6º Distrito Naval), e seguiu em carreata de volta ao Santuário.

Ao longo do caminho, surgem relatos de milagres. "Eu estava desenganada no Hospital Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, depois de um acidente vascular, mas me agarrei firme a Nossa Senhora dos Remédios e pedi aos médicos que me liberassem para morrer na minha terra, Ladário. Três dias depois recebi alta. E hoje estou aqui, ao lado dela, para acompanhar a procissão", contou a devota ladarense Ilza de Barros Seixas, 68 anos, relatando um derrame que ocorreu há 10 anos. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ladário)