Em carta de reconhecimento, Ruiter parabeniza os professores

Nesta sexta-feira (15), o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) parabeniza todos os profissionais da Educação que atuam em Corumbá pelo Dia do Professor, celebrado hoje. Para ele, mais do que transmitir conhecimentos teóricos aos alunos, os mestres são determinantes para a formação de todos os cidadãos. "O professor também desperta talentos e incentiva a busca pelo conhecimento nas crianças e nos jovens. A todos, em especial aos da Reme (Rede Municipal de Ensino), o nosso reconhecimento", afirmou.

Veja a carta do prefeito aos professores:

Quanta responsabilidade você abraça professor(a)! Sim, abraça é a palavra certa porque só com envolvimento e ternura é possível contribuir para a formação de crianças e adolescentes. Parabéns por amar a causa da Educação e trabalhar por ela. Há uma grandeza especial em ser educador, transmitir o que se sabe e aprender sempre. Uma grandeza que nasce da alma do mestre e fala ao coração de todos nós.

As palavras, o exemplo, tudo influencia bem além do tempo em sala de aula. Segue com a gente pela vida afora. Aqui em Corumbá, dia a dia, você tem ajudado a formar melhores alunos, melhores filhos, melhores cidadãos. O nosso dever é o de incentivar. Por isso, com o devido esforço, estamos investindo de forma planejada, priorizando o que mais importa, a começar pela capacitação continuada dos professores, uma iniciativa que valoriza o profissional e qualifica o ensino na rede pública do nosso Município.

Ano a ano, melhoramos também a remuneração, que desde 2005 teve ganho real médio de 102% nos salários. Em 2010, mesmo com a queda no repasse de ICMS que impactou sobre o limite de comprometimento da receita com a folha, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, nos empenhamos e instituímos o auxílio alimentação, o que elevou em 7,7% o ganho dos professores. Também investimos em reforma e ampliação de escolas, construção de quadras poliesportivas cobertas, aquisição de ônibus para transporte de estudantes, uniformes e material escolar.

Essas iniciativas e, especialmente, o seu empenho professor aparecem no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A média obtida, em 2009, pela nossa Rede Municipal de Ensino, da 5ª a 8ª séries, foi de 3,3, superando a meta estabelecida pelo MEC para o mesmo ano, de 3,0; e já atingindo a meta para 2011. Nas séries iniciais, de 1ª a 4ª, a média foi 3,7, acima da meta que era de 3,5.

Esses números dizem que nossos alunos estão aprendendo mais e melhor. Mas ainda temos importantes desafios a vencer. É gratificante perceber que estamos compartilhando e alcançando objetivos comuns. Por isso, nossa política de incentivos e reconhecimento de méritos vai continuar. Pela frente, teremos mais ações que prestigiam trabalhos relevantes dos professores e o esforço dos estudantes.

Por hoje, o que nós queremos mesmo é dizer obrigado e parabéns, mas parabéns mesmo!

Ruiter Cunha de Oliveira
Prefeito de Corumbá