Doze mil pessoas passam pelo Porto no primeiro dia do Festival

O primeiro dia do Festival Pantanal das Águas foi movimentado em Corumbá. Estimativa dos organizadores é de que 12 mil pessoas passaram pelo Porto Geral, às margens do rio Paraguai, que foi palco do evento aberto com o XIX Campeonato de Pesca Infantil, na parte da manhã deste sábado (23). Na parte da tarde, a atração ficou por conta da XVI Travessia a Nado do Rio Paraguai, encerrando com o projeto Circulando Arte, com show da banda Sedução, além das apresentações das escolas de samba Unidos da Vila Mamona e Nova Corumbá.

Para o presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto, o evento, mais uma vez, foi marcado pela grande movimentação durante toda a manhã deste sábado, com a pesca infantil. "Foram mais de 3,7 mil crianças participando. Junto com elas vieram os irmãos, pais, além de outros parentes. Foi, sem dúvida alguma, um espetáculo", destacou.

Porto observou que, a realização, fruto de parceria entre a Prefeitura, TV Morena e outras empresas corumbaenses, resultou também em oportunidade de renda extra para dezenas de famílias corumbaenses. Lembrou a praça de alimentação, montada na rua Manoel Cavassa, que esteve movimentada neste sábado e promete mais no domingo, com o XXVII Campeonato Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal, que será aberto às 08h.

Travessia

O presidente prestigiou a realização da XVI Travessia a Nado do Rio Paraguai, realizado à tarde, sob coordenação da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec). O destaque foi a bateria especial, aberta a nadadores tanto do sexo masculino quanto feminino, acima dos 13 anos, com percurso é de 2 mil metros. O vencedor foi Anderson Viana Gonçalves, de Campo Grande, com um tempo de 18'26". Em segundo lugar ficou o corumbaense Pedro Henrique Silva Castro, e em terceiro, Rafael Silva de Almeida, também de Campo Grande.

Na categoria de 10 a 15 anos, o vencedor foi Marcelo Henrique Ribeiro, com tempo de 4'40"; com Pedro Henrique Gomes em segundo, e Rafael Ferreira Rondon em terceiro. De 16 a 25 anos, o vencedor foi Igor Velasco Viana, com 5'08", seguido de César Luiz Gonçalves e Wagner Manoel dos Santos.

Já na categoria de 26 a 40 anos, o campeão foi Lauther Serra Junior, com tempo de 5'46", seguido de Alan Alves de Moraes e Joelso Dias Nóbrega. A categoria com 41 anos acima foi vencida por Marcos Leite Gomes, com tempo de 6'50", seguido de Marcelo Rojo e Edílson Souza dos Santos. Já a categoria feminino, acima de 10 anos, foi vencida por Pauline Helena Gomes, com tempo de 5'34", ficando em segundo lugar Lohaine Maya Bogarine, e em terceiro, Manuele de Souza Barbosa.