Corumbá mostra suas belezas e patrimônio na Feira das Américas

As belezas de Corumbá estarão presentes na Feira das Américas que será nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro-RJ, junto com a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2010. É o que informa o presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e secretário executivo de Relações Institucionais do Município, Carlos Porto, que já está na capital fluminense, acompanhado do superintendente de Turismo, José de Carvalho Junior, para participar o evento.

"Mais uma vez, Corumbá está presente na maior feira turística das Américas, apresentando seus equipamentos e seus atrativos turísticos, mostrando todo seu potencial aos empresários do setor", afirmou Porto. Conforme ele, além dos atrativos naturais como o Pantanal, por exemplo, o município colocará à disposição da rede turística o Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, a Estrada Parque e todo o seu rico patrimônio histórico e cultural.

"A participação de Corumbá no evento integra a política de governo do prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira – PT) para continuar evidenciando a cidade como um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul", salienta o secretário, acrescentando "É muito importante estarmos inseridos em um evento como este, pois aqui ocorrem discussões para anunciar tendências e ações empresariais, permitindo a difusão de conhecimento, além de ser uma ótima oportunidade para compartilharmos experiência".

A Feira das Américas é promovida pela Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV). Reconhecida pelo mercado como o principal foco de comercialização e comunicação do setor, ela reúne expositores de toda a cadeia produtiva que dá suporte ao turismo no País. O evento trará as tendências do turismo para 2011 e fará um diagnóstico do setor, que reunirá 24 mil visitantes e mais de 800 expositores, ocupando todo o Riocentro.

A abertura oficial será às 9 horas (horário de MS), no Pavilhão 5, com pronunciamento do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Estão confirmadas as presenças do ministro do Turismo, Luiz Barreto, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes.

As atividades da ABAV 2010 começam diariamente às 9h30, com a parte técnica do congresso, cujo tema central é Agente & Cliente: a Melhor Relação. Nesta edição, os seminários das salas temáticas acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 22, das 9h30 às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h. Às 13h, começa a exposição.

Dividida em três pavilhões, a Feira das Américas será palco de grandes lançamentos do mercado turístico. Serão cerca de 300 estandes de destinos nacionais e internacionais, hotéis, operadoras de turismo e marítima, seguradoras, companhias aéreas e entidades representativas do setor. A participação de países em relação à edição anterior aumentou significativamente. Neste ano, são 50 contra 42 do ano passado, somando, até o momento, 26 delegações estrangeiras, com previsão de aumento até o início do evento.

A expectativa é que a ABAV 2010 movimente cerca de R$ 26 milhões na economia do Rio, entre gastos dos congressistas com hospedagem, alimentação, compras e entretenimento. A média de ocupação hoteleira durante o evento, que vai de 20 a 22 de outubro, é de 80%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ).

"Este é um grande momento para o mercado. Muitas oportunidades surgem para o empresariado durante esse encontro, além de conseguirmos reunir todos os segmentos do mercado em discussões sobre as necessidades de cada área. Ao final, teremos nas mãos um documento com o diagnóstico do setor que servirá para orientar nossas ações", afirma Carlos Alberto Ferreira, presidente da ABAV.