Brigadistas são capacitados para combater dengue em Corumbá

Como parte da mega operação de combate à dengue na região de fronteira, desencadeada nesta semana, 22 integrantes da Brigada PrevFogo serão capacitados na tarde desta sexta-feira (8), para reforçar as ações de prevenção e combate à doença em Corumbá. O trabalho ocorrerá em campo e contará com a participação de cinco pessoas da comunidade, os Agentes Comunitários Ambientais.

A capacitação dos brigadistas e dos ‘garis comunitários' acontece a partir das 13h30, na Cacimba da Saúde. Segundo a gerente de Vigilância e Saúde, médica veterinária Viviane Ametlla, o curso será ministrado por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dividido em três temas: mobilização social e controle sanitário, biologia do mosquito Aedes aegypti e geografia do espaço e contenção da mata ciliar.

O treinamento vai permitir a realização de um mutirão de limpeza a partir da Cacimba da Saúde e nos bairros Cervejaria e Beira Rio. Em toda a orla portuária, inclusive no Porto Santa Emília, serão realizados serviços de retirada de lixo, eliminação de depósitos apropriados para proliferação do mosquito, além de ações de preservação da mata ciliar.