Abertas as inscrições para o Concurso de Bandas de Percussão

Estão abertas desde esta segunda-feira (25) as inscrições para o Concurso de Bandas de Percussão em Corumbá, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de novembro, das 8h às 16 horas, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). Organizado pela Banda de Música Municipal Manoel Florêncio, com a participação das escolas corumbaenses, o evento está marcado para o dia 20 de novembro, a partir das 16 horas, no ginásio esportivo do Corumbaense Futebol Clube.

Segundo o coordenador do evento, Edmilson Suares Cuellar, da Superintendência de Cultura, o concurso é uma forma de divulgar o trabalho realizado pelas bandas de percussão das escolas corumbaenses. "É também um meio de fomentar e estimular a criação de novas corporações musicais mediante uma competição sadia, que incentiva o aprimoramento de métodos e técnicas musicais sem deixar, no entanto, de se preocupar com o desenvolvimento do pensamento cívico, do espírito de competição, da autodisciplina e civismo necessários à formação integral do cidadão", explica.

Os participantes serão avaliadas por uma comissão julgadora, observando-se repertório, melodia, precisão rítmica, técnica instrumental, afinação, conjunto, uniformidade, marcha, garbo e criatividade. A estimativa dos organizadores é da participação de pelo menos 15 escolas de um público de 5 mil pessoas no ginásio, já que a entrada será gratuita. Em 2009, a campeã foi a Escola Municipal CAIC Padre Ernesto Sassida.