Servidores e comunidade comemoram Independência do Brasil

Desde a última quarta-feira, 1º de setembro, os 188 anos de Independência do Brasil estão sendo comemorados, mais uma vez, de forma diferente em Corumbá. Este ano, a Prefeitura, responsável pela programação da Semana da Pátria, está envolvendo os servidores públicos municipais e a comunidade, com foco no patriotismo, além de ser uma oportunidade para maior integração, está permitindo que a população conheça um pouco mais das atividades desenvolvidas por cada secretaria da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Na manhã desta sexta-feira, a solenidade de hasteamento da Bandeira do Brasil esteve a cargo de integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, composta pelas Secretarias Executivas de Infraestrutura e Serviços Urbanos, de Habitação e Regularização Fundiária e de Meio Ambiente; Subsecretárias de Obras e Projetos Públicos e de Serviços Urbanos, além da Fundação Terra Pantanal e da Agência Municipal de Trânsito e Transporte.

Para Heloisa Helena da Costa Urt, superintendente de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, a programação está permitindo uma aproximação ainda maior da comunidade com os servidores. Anualmente, em Corumbá, a Semana da Pátria é comemorada de maneira diferente. Ela lembra inclusive, que já houve inclusive participação de representantes das colônias, como boliviana, paraguaia, portuguesa, árabe, entre outras.

Na manhã de hoje, o ato teve participação de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Integrado. Coube a Tânia Ribeiro Dantas, secretária executiva de Infraestrutura e Serviços Urbanos, fazer o hasteamento do Pavilhão Nacional. Estava acompanhada do gerente de regularização fundiária, Adjalme Esnarriaga. Já o secretário executivo de Habitação e Regularização Fundiária, Luiz Mário Preza Romão, fez um pronunciamento aos presentes, relatando um pouco da história do Brasil, lembrando Dom Pedro I, o Dia do Fico e a Independência.

A diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco, também participou, junto com um grupo de agentes de trânsito e servidores da pasta. Além dos funcionários, a comunidade tem participando, inclusive crianças e adolescentes do CRAS II, da Nova Corumbá. Ontem, quinta-feira, o hasteamento teve a participação da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, integrada pela Secretaria Executiva de Educação, Subsecretaria de Ação da Cidadania e Fundação de Esportes de Corumbá.

Amanhã, dia 4 de setembro, a solenidade terá participação da Secretaria Municipal de Finanças e Administração, integrada pelas Secretarias Executivas de Receita e Finanças e de Controle Interno, e pela Guarda Municipal. No dia 5, será a vez da Secretaria Municipal de Gestão Governamental, com participação da Secretaria Executiva de Relações Institucionais, Subsecretarias de Comunicação Institucional e de Gestão Estratégica, além da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal (superintendências de Turismo e de Cultura). No dia 6 de setembro, o hasteamento do Pavilhão Nacional terá participação da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, acompanhada da Procuradoria Geral do Município.

O ponto alto da Semana da Pátria será no dia 7 de setembro, Independência do Brasil, com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e todas as secretarias. Neste dia, será um ato cívico militar com as presenças das instituições militares (Exército, Marinha, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros) e comunidade. As cerimônias acontecem sempre às 09 horas e, no dia 7, além do ato cívico militar, está programado o desfile, a partir das 10 horas, na avenida General Rondon, e a quermesse da Apae na Praça da Independência.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional