Para Ruiter, celebrar a Independência é valorizar a história

Marcos Boaventura

Ruiter durante hasteamento da bandeira no Jardim da Independência

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) abriu na manhã de hoje, 7 de setembro, as comemorações dos 188 anos de Independência do Brasil, durante solenidade de hasteamento da Bandeira do Brasil na praça da Independência. O ato, que atraiu um grande público, contou com as presenças da duas maiores autoridades militares da região pantaneira, Contra-Almirante Domingos Sávio Nogueira, comandante do 6º Distrito Naval, e General-de-Brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, comandante da 18ª Brigada de Fronteira.

“É dia de patriotismo, de reverenciar nossa Nação onde aprendemos ser cidadãos”, destacou o prefeito, que disse ser sempre uma “grande satisfação estar na Praça da Independência, para celebrar o 7 de setembro”, comentou, logo após a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, acompanhando do General-de-Brigada e do Contra-Almirante, ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pelas bandas da 18ª Brigada de Fronteira, do 6º Distrito Naval e Manoel Florêncio.

Ruiter acentuou que o dia 7 de setembro é “também uma celebração do nosso amor pela terra onde Deus nos fez nascer. É aqui, em Corumbá, um pedaço abençoado desse Brasil gigante, que nós exercemos a nossa cidadania, trabalhamos, constituímos nossas famílias, criamos nossos filhos”, observou.

Lembrou que Corumbá tem um aspecto histórico “que nos diferencia e nos faz ter a obrigação de celebrar este dia. Nossos antepassados viveram a ansiedade da independência e a comemoração da transformação do Brasil Colônia em uma Nação livre”, comentou. Para o prefeito, celebrar o dia da Pátria é também “valorizar a memória da nossa cidade e do nosso povo”.

Exaltou a data atual, afirmando ser significativa. “Já são seis anos em que tenho o orgulho de estar aqui, como prefeito da cidade amada por todos nós. E é com alegria e convicção que podemos afirmar que os dias atuais da nossa história são de realizações que nos dão um melhor presente e nos inspiram um futuro de prosperidade”.

Agradeceu os parceiros, entre eles o Exército e a Marinha do Brasil, ao atestar que o esforço e a comunhão das pessoas de bem, que respeitam Corumbá, fez a cidade “ressurgir no mapa do desenvolvimento, com a recuperação da nossa paisagem urbana tão carregada de história”.

Ao fazer esta afirmação, Ruiter enumerou as conquistas dos últimos anos como a melhoria na educação, “tanto em infraestrutura quanto em índices de qualidade”; o turismo, “cada vez mais profissional e atraindo visitantes”; e que a “soma de tantas boas iniciativas, fará com que os nossos filhos e netos vivam numa cidade mais feliz”.

Antes de se dirigir à Avenida General Rondon, local do desfile de 7 de setembro, Ruiter Cunha reforçou ao agradecimento ao Exército e à Marinha, “pelos serviços prestados a Corumbá”, acentuando que esta parceria, torna a região “mais feliz”. Agradeceu também a população “por amar tanto Corumbá, por trabalhar por essa terra”, acreditando que, dessa forma, “aqui no Pantanal de Mato Grosso do Sul, nós estamos ajudando o Brasil a ser hoje este país que tanto tem ensinado ao mundo”.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional