João Neto e Frederico fazem hoje o show dos 232 anos na Feapan

A dupla sertaneja João Neto e Frederico é a grande atração da noite desta segunda-feira (20), no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros. Os dois fazem o show gratuito de aniversário dos 232 anos de Corumbá, às 22 horas, e encerram a Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan).

A dupla sertaneja João Neto e Frederico é a grande atração da noite desta segunda-feira (20), no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros. Os dois fazem o show gratuito de aniversário dos 232 anos de Corumbá e encerram a Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan). Formada por um veterinário, João Neto, e um engenheiro agrônomo, Frederico, a dupla só caiu na estrada depois de concluir os estudos. Ambos cresceram em meio a rodas de viola e sempre tiveram o incentivo do pai para cantar. Vivem da música há seis anos, mas cantam desde os 10 anos.

A trajetória musical da dupla começou no ano de 1989, quando participaram de importantes eventos realizados em feiras artísticas e pecuárias, na capital e interior do estado de Goiás. Suas virtudes eram encantar o público com a ousadia e a inocência de duas crianças que se viam adultas em suas interpretações. Tamanha era sua amplitude musical que foram intitulados de Os Rouxinóis de Goiás, nome que sustentaram até a gravação de seu primeiro CD. Neste período receberam um reforço musical de peso, seu outro irmão, o caçula da família, Felipe César passou a atuar como tecladista e atualmente é produtor musical da dupla.

O talento dos Rouxinóis era prestigiado pelo público Goiano, atingindo esporadicamente apresentações no Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso. Eles conquistaram importantes festivais, tendo como destaque o FICO (Festival Interno do Colégio Objetivo), em 1994, realizado em Goiânia e São Paulo, onde foram os vencedores em nível regional e também nacional, uma façanha até então inédita para o Estado de Goiás.

Outra referência importante eram suas apresentações semanais nas praças de alimentação dos shoppings Flamboyant, Bougainville e Buriti Shopping. Faziam-se presentes também, nos programas de televisão local, em especial Top Show, Frutos da Terra, Festa do Interior, Segura Peão, Rancho do Goya, Chão Goiano, Cidade Esperança e também nos telejornais, dentre outros.

Após a conquista do festival de interpretação do Pit Clube Rodeio de Goiânia, o grupo Os Rouxinóis, foi premiado com a gravação de um CD, seu primeiro trabalho e se viram então na necessidade de novamente voltar com o nome João Neto e Frederico. "Esperando por um Sonho", é o título do primeiro CD lançado pela dupla em Goiânia no dia 26 de março de 1998. O seu lançamento foi prestigiado por um público de mais de 1000 pessoas. Contou com a presença de compositores e duplas sertanejas, com cobertura da imprensa local, com a presença marcante de apresentadores de rádios de Goiânia e interior.

Nova etapa na vida da dupla começava a surgir: novas programações musicais, mudança e adequação de repertório, formalização de banda e constituição dos primeiros trabalhos de produção musical. Na tentativa de divulgação do seu trabalho, novos desafios foram surgindo, diversificando com isso a forma de se apresentarem. Hoje a dupla é diferenciada, e em seus shows, apresenta repertório bastante eclético, agradando o público em geral. Isto possibilitou que João Neto e Frederico conquistassem cada vez mais espaço no cenário artístico, realizando shows nas principais casas noturnas de Goiânia como na Pirâmide Cowboy, Eclipse, Zeppelim, Meridium e também em casas de shows do interior e do Distrito Federal.

Com o objetivo de conquistar espaço na mídia radiofônica de Goiás, a dupla preparou um novo trabalho um CD Mix, contendo a música "Dona de mim'', que no ano de 2004, ficou na parada das "Mais Mais da Rádio 99,5 FM", sendo destaque de audiência.