Festival de Bandas e Fanfarras contará com seis escolas da Reme

Márcio Cruz

Nesta segunda-feira (13), o prefeito Ruiter comentou a importância das bandas e fanfarras no apoio ao ensino na rede municipal

O 4º Festival Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, que ocorre neste sábado e domingo (17 e 18), em Campo Grande, terá com a participação de seis escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Realizado pela Federação Estadual de Bandas e Fanfarras, o evento vai reunir 52 bandas de 28 municípios do Estado no ginásio do Guanandizão. Alunos das escolas Caic, Ângela Maria Perez, Cyríaco Feliz de Toledo, Barão do Rio Branco, Fernando de Barros e Pedro Paulo de Medeiros representarão o município.

Todas as escolas da cidade contam com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Educação. Nesta segunda-feira (13), representantes das seis instituições de ensino se reuniram com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que reforçou a importância das bandas e fanfarras no apoio ao ensino na rede municipal. “Participar deste concurso significa divulgar a cultura de Corumbá e o trabalho realizado em nossas escolas”, enfatizou o chefe do Executivo corumbaense.

“Hoje todas nossas escolas possuem suas bandas com instrumentos próprios”, lembrou o secretário executivo de Educação, Hélio de Lima. “É com esta atividade que os alunos aprendem sobre música, coreografia e ritmo. É um estímulo para nossos estudantes, que também têm a oportunidade de aprender ainda mais sobre a cultura regional”, completou.

Com a participação de 4,2 mil pessoas, entre músicos, grupos coreográficos, regentes e dirigentes, o 4º Festival Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras apresentará estilos musicais que caracterizam o som das bandas, como marchas, músicas eruditas, regionais e sucessos do momento. As bandas também apresentarão performances exclusivas das balizas e balizadores, além das coreografias dos pelotões de linha de frente.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional