Em ato na praça, secretário prega paz e harmonia entre os povos

Marcio Cruz


Ato na praça contou com a presença da banda da 18ª Brigada

A Prefeitura de Corumbá deu sequência na manhã de hoje, sábado, às comemorações da Semana da Pátria, como parte do 188º aniversário da Independência do Brasil. Durante o ato de hasteamento do Pavilhão Nacional na praça da Independência, o secretário Daniel Martins Costa, de Finanças e Administração, afirmou que trata-se de um momento importante, de muita reflexão é que é preciso que todos os povos vivam em paz, em perfeita harmonia, buscando sempre o bem comum, a paz.

Neste sábado, coube à sua secretaria comandar a cerimônia em comemoração à Semana da Pátria em Corumbá. Ao lado de assessores e servidores da pasta, ele falou sobre a importância da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, permitindo que os “brasileiros sentissem o doce sabor da liberdade”.

Segundo ele, as conquistas vieram a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Foram transformações políticas, econômicas e sociais, proporcionadas por Dom João, como a abertura dos portos, industrialização, criação de escolas como a Academia Real Militar, a Academia da Marinha, Escola do Comércio, entre outras.

“Na Semana da Pátria refletimos muito além da independência política do país. Essa é uma conquista que perseguimos dia-a-dia. Aprender a andar, falar, ler, estudar, trabalhar, são conquistas que nos dão, ao longo do tempo, um sentimento cada vez mais profundo da palavra liberdade. É com este propósito que a Prefeitura, por meio de políticas públicas que tanta melhoria traz para a população, dá sentido e contribui para a independência de seu povo”, observa.

Na opinião do secretário, a independência do povo corumbaense é conquistada diariamente por meio de moradia digna, emprego e renda, qualidade de ensino, preocupação com a saúde, obras de infraestrutura, aplicação correta dos recursos públicos que “tornam a Prefeitura, órgão que fomenta e concretiza os sonhos de liberdade”.

Destacou a parceria entre o Poder Executivo, a Marinha e o Exército Brasileiro que, de forma unidas, estão sempre dispostas a levar os mais diferentes tipos de benefícios à população, especialmente às mais carentes e residentes em regiões de difícil acesso, como no Pantanal. Pregou a perfeita convivência entre os povos, principalmente brasileiros e bolivianos, e que é “preciso que todos nós nos esforcemos para manter a paz e a harmonia”.

Daniel Martins Costa participou do hasteamento da Bandeira do Brasil, ao lado do secretário executivo Sérgio Rodrigues, de Controle Interno. Presente também a secretária executiva Waléria Cristiane Andrade Leite, de Receita e Finanças, além de assessores e servidores da pasta e da Guarda Municipal. O ato contou com a apresentação da banda de música da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

Amanhã, domingo, a programação tem sequência com a Secretaria Municipal de Gestão Governamental, com participação da Secretaria Executiva de Relações Institucionais, Subsecretarias de Comunicação Institucional e de Gestão Estratégica, além da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal (superintendências de Turismo e de Cultura). No dia 6 de setembro, o hasteamento do Pavilhão Nacional terá participação da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, acompanhada da Procuradoria Geral do Município.

O ponto alto da Semana da Pátria será no dia 7 de setembro, Independência do Brasil, com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e todas as secretarias. Neste dia, será um ato cívico militar com as presenças das instituições militares (Exército, Marinha, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros) e comunidade. As cerimônias acontecem sempre às 09 horas e, no dia 7, além do ato cívico militar, está programado o desfile, a partir das 10 horas, na avenida General Rondon, e a quermesse da Apae na Praça da Independência.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional