Desfile destaca importância histórica da Independência do Brasil

Marcos Boaventura

Desfile militar marca comemorações dos 188 anos de Independência do Brasil

Celebrando os 188 anos da Independência do Brasil autoridades civis, militares, eclesiásticas e a população de Corumbá prestigiaram o desfile cívico-militar alusivo a data celebrada nesta terça-feira, 7 de setembro. As comemorações contaram com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), do Contra-Almirante Domingos Sávio Nogueira, comandante do 6º Distrito Naval, e General-de-Brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, comandante da 18ª Brigada de Fronteira, estes últimos as maiores autoridades militares da região.

O desfile começou às 10 horas, durou aproximadamente 1 hora e reuniu mais de 4 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar. Pouco antes da solenidade o prefeito Ruiter juntamente com o Contra-Almirante Domingos e o General-de-Brigada Álvaro passaram em revista à tropa dos grupamentos formados por militares da Marinha e do Exército e em seguida se encaminharam ao palanque das autoridades montado na avenida General Rondon.

O chefe do executivo corumbaense reiterou a importância histórica da data. “Penso que a data deve inspirar a ação de todos, esse espírito de civismo deve contagiar todos os dias de nossas vidas. A gente tem que se apegar a esse exemplo para cada vez nos aperfeiçoar, principalmente, nós, gestores público, que temos por atribuição a oportunidade de influenciar a vida das pessoas”, comentou Ruiter que após o desfile prestigiou a tradicional quermesse da APAE, realizada todos os anos no feriado do dia 7 de setembro e que tem como objetivo arrecadar recursos para a instituição.

A Independência do Brasil também foi destacada pelo comandante da 18ª Brigada de Fronteira. “Hoje estamos fazendo o aniversário de quando começaram a nascer os primeiros brasileiros para o mundo. O Exército adora colocar o nome brasileiro e isso nos traz muito orgulho e a população só vem confirmar isso, mas do que um feriado, mas do que uma festa é uma oportunidade que todos nós temos de estar com o pensamento voltado para os objetivos que o país conseguiu conquistar até então”, disse o general-de-brigada.

A banda do Exército, Marinha e Manoel Florêncio deram o tom para a passagem das instituições. O efetivo do 6º Distrito Naval abriu o desfile, com os fardamentos tradicionais, além da viaturas e embarcações utilizadas pela organização militar. Homens e mulheres da 18ª Brigada de Infantaria deram prosseguimento a solenidade também com as vestimentas tradicionais seguido pelos grupamentos da Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros.

A solenidade seguiu com os desfiles cívicos dos Desbravadores, Clube de Aventureiros e das escolas municipais Pedro Paulo de Medeiros e Cyríaco Félix de Toledo.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito de Corumbá, Ricardo Éboli (PMDB), primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Ribeiro Cavassa e dos secretários Ricardo Ametlla (Desenvolvimento Integrado), Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental), Antonieta Sabatel (Ações Sociais), Lauther Serra (Saúde Pública), Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania). Também participaram da cerimônia o bispo diocesano de Corumbá, Dom Segismundo Martinez, presidente da Junta Administrativa, Lamartine de Figueiredo Costa, tenente-coronel Marcelo Dutra de Oliveira, comandante do 17º Batalhão de Fronteira, entre outras.

Subsecretaria de Comunicação Institucional