Desfile de aniversário terá participação de mais de 4,1 mil pessoas

O desfile cívico-militar comemorativo aos 232 anos de Corumbá terá participação de mais de 4,1 pessoas, entre estudantes, militares e representantes de segmentos da sociedade. O evento está marcado para o dia 21 de setembro, a partir das 16 horas, na rua Frei Mariano e Avenida General Rondon. Estão confirmadas as participações de 53 instituições, com previsão de 03h30 de duração. A organização está a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Educação, ligada à pasta da Secretaria de Promoção da Cidadania.

Este ano o desfile terá como tema “A cidade que queremos”. Hélio de Lima, secretário de Educação, informou que cada escola da Rede Municipal de Ensino fará uma alusão ao tema proposto, focando o meio ambiente, a educação, o patrimônio histórico de Corumbá, sua cultura, entre outros aspectos. “Cada estabelecimento de ensino está trabalhando um tema e temos certeza de que será um desfile dinâmico, alegre. Será, realmente, uma declaração de amor a Corumbá”, explicou.

O desfile será aberto pelas instituições militares (Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, além da Guarda Municipal). Na sequência se apresenta a Banda Municipal Manoel Florêncio, seguida pelo Grupo da Bela Idade, Centro de Convivência do Idoso, Asilo São José, Apae, Ovisa, Lions Club, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Demolay, Grupo Argos, Feira Brasbol, IMNEGRA )Instituto de Mulheres Negras do Pantanal), Seleta Sociedade Caritativa Humanitária, Funec/Centro Popular, Associação de Moradores do Cristo Redentor, Associação 30 de Marzo, Desbravadores e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A primeira escola a se apresentar será a Escola Municipal Rural Rural Paiolzinho, seguida da Monte Azul, Luiz de Albuquerque, Eutrópia Gomes, Carlos Cárcano, CENIC, Cyríaco de Toledo, Ângela Maria Perez, José de Souza Damy, Tilma Fernandes, Cássio Leite de Barros, Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, Macena de Brito, CEJAR de Aquidauana, Santa Teresa, SESI, Gabriel Vandoni, Escola Assembléia de Deus, João Leite de Barros, Barão do Rio Branco, Fernando de Barros, Rachid Bardauil, Luiz Feitosa Rodrigues, CAIC Padre Ernesto Sassida, Nathércia Pompeo dos Santos, Delcídio do Amaral, Pedro Paulo de Medeiros, Carlos de Castro Brasil, Izabel Correia de Oliveira, Clio Proença, Almirante Tamandaré, Unitec (Universidade da Bolívia) e Cidade Dom Bosco.

O desfile será aberto na rua Frei Mariano, esquina com a 13 de Junho, passando pela Avenida General Rondon, até a Firmo de Mattos. As instituições ficarão concentradas nas ruas Frei Mariano, Cuiabá, Dom Aquino e Treze de Junho. Com a realização, o trânsito será interditado no trecho entre a América e Delamare, entre Antônio Maria Coelho à 15 de Novembro, e da Delamare à Avenida General Rondon, trecho entre Antônio Maria Coelho e Firmo de Mattos.

A população terá total segurança durante o desfile, inclusive com uma base de apoio da Saúde na Sete de Setembro, próximo à Avenida, além de uma ambulância na rua 15 de Novembro. o Corpo de Bombeiros também terá uma equipe de plantão na Sete de Setembro.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional