Corumbá inicia campanha de vacinação contra a raiva animal

A Prefeitura de Corumbá, com apoio de soldados do Exército Brasileiro, inicia em outubro a campanha de vacinação contra a raiva animal. A imunização será desenvolvida por uma equipe integrada por 30 pessoas, 15 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e 15 soldados que estão participando de uma capacitação no órgão municipal. O treinamento vai até esta quinta-feira (30) e está a cargo de profissionais da unidade ligada à Secretaria Executiva de Saúde Pública.

Mesmo com Corumbá não registrando caso desde julho de 2008, a campanha será mais uma vez de casa em casa, atendendo uma orientação do Ministério da Saúde, pelo fato de a circulação viral ser forte na região, diante de casos ocorridos principalmente na Bolívia. "Por isso a necessidade de manter a ação de casa em casa, para evitar aglomeração de animais", afirma a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla.

Ela adianta que este processo está sendo positivo, principalmente pelo fato de Corumbá não registrar casos há mais de dois anos. "Isto se deve principalmente ao apoio que temos recebido da população. Nos anos anteriores, os proprietários facilitaram os serviços, abrindo as portas de suas residências, facilitando o acesso das equipes de vacinadores. Isto é fundamental para imunizarmos os animais", comentou.