Congresso transforma Corumbá na capital nacional da odontologia

 

Terminou neste sábado (18) o I Congresso Odontológico do Pantanal, evento que transformou Corumbá na capital nacional da odontologia. Profissionais reconhecidos em todo o País participaram dos três dias de atividades. Entre eles, o coordenador nacional do Programa de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca Junior, e o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues.

"Corumbá está perfeitamente dentro do que o Ministério preconiza por meio do programa Brasil Sorridente. Corumbá já recebeu um Centro de Especialidades (CEO) do Brasil Sorridente e já tem mais de 60% da população do município coberto por equipes de saúde bucal", enfatizou Pucca Júnior. Segundo ele, os avanços conquistados nos últimos 6 anos são reflexos dos investimentos efetuados na área pelo Poder Público municipal e federal. "Por isso a cidade está sendo agraciada com o prêmio Brasil Sorridente e é um exemplo não só para Mato Grosso do Sul, mas para o país", disse o coordenador.

Durante o evento, Gilberto Alfredo ainda anunciou novos investimentos para a região. "O Ministério da Saúde fará o repasse de mais 10 consultórios odontológicos para Corumbá e mais equipamentos de raio-x. Vamos equipar, juntamente com a Secretaria Executiva de Saúde, um novo Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) para que a população possa usufruir de mais serviços odontológicos. Assim que o CEO ficar pronto, enviaremos os equipamentos e a cidade passará a ter um CEO tipo 3, que é o maior equipamento financiado pelo Ministério da Saúde", encerrou.

De acordo com o presidente do CFO, o município cada vez mais se torna uma referência nacional na área de saúde bucal. "Por todo o Congresso, realizado com apoio da prefeitura, que foi muito importante nesta parceria com o Conselho Regional de Odontologia, eu diria que durante esta semana Corumbá se tornou a capital brasileira da odontologia", comentou Ailton Rodrigues.

"O sorriso é a porta de entrada de qualquer ser humano. Corumbá está de parabéns pelo cuidado que tem tido com a população, que é a grande beneficiada destes investimentos. Isso nos gratifica muito. Hoje percorro vários municípios e vemos aqui que a cidade, não só no que diz respeito a saúde bucal, mas a saúde em geral, tem servido de exemplo a muitas cidade brasileiras", complementou.

Para o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), os integrantes do Congresso são "pessoas que honram a odontologia brasileira e pessoas amigas de Corumbá". Ruiter afirmou também que o evento coroa o trabalho desenvolvido ao longo destes anos. "Tivemos a oportunidade de agregar pessoas que querem contribuir com o bem estar coletivo. Hoje eles atingiram este grau que nos deixa muito feliz, em especial à população que mais necessita deste atendimento", disse, lembrando da alegria do povo corumbaense. "Somos pessoas alegres, que gostamos de rir, então temos que fazê-lo com os dentes perfeitos", encerrou o prefeito.

Valorização

Segundo presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS), Silvano da Silva Silvestre, Corumbá hoje paga um dos melhores salários do Estado para os odontólogos da rede pública de saúde. "Além disso, a cidade mostrou com este evento que é possível realizar grandes eventos fora da capital Campo Grande". Na noite desta sexta-feira (17), o gerente de Saúde Bucal da Secretaria Executiva de Saúde Pública, Zacaria Yahya Omar, apresentou os avanços conquistados pelo município no setor bucal.

"Aumentamos em cerca de 70% o número de profissionais efetivos na saúde bucal, ampliando o campo o campo de trabalho da nossa classe e estimulando o amparo a clientela das nossas unidades de saúde", demonstrou. Nos últimos 5 anos, q quantidade de procedimentos odontológicos superaram mais de 140% até 2009. Zacaria lembrou também da implantação do plantão odontológico, desenvolvimento da equipe de Educação e Prevenção Escolar e a presença de profissionais nas 18 Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade.