Ato na praça marca abertura da semana da Pátria em Corumbá

Marcos Boaventura


Hasteamento do Pavilhão marcou início da Semana da Pátria

Em Corumbá, os 188 anos de Independência do Brasil estão sendo comemorados com atos cívicos na Praça da Independência, reunindo servidores públicos municipais e a comunidade. A Semana da Pátria foi aberta na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, na presença de integrantes da equipe do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, da Secretaria Municipal de Ações Sociais, composta pelas pastas das Secretarias Executivas de Assistência Social e de Saúde Pública.

A bandeira do Brasil foi hasteada pela secretária Antonieta Sabatel, de Ações Sociais, que estava acompanhada do secretário executivo Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa. O secretário Lauther Serra, de Saúde, foi representado pelos seus gerentes Emerson Ferreira Moreira (Atenção em Saúde), Zacaria Yahya Omar (Saúde Bucal), e Viviane Ametlla (Vigilância em Saúde). Presentes também servidores das três áreas, além de integrantes de projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura.

A programação da Semana da Pátria vai até 7 de setembro, encerrando com a participação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Os atos estão sendo considerados importantes, com foco ao patriotismo. “Está sendo uma oportunidade ímpar para demonstrarmos todo nosso amor à Pátria”, explicou Antonieta, honrada em ter aberto as comemorações, ao lado dos secretários que integram a pasta.

Lembrou o prefeito que “com sua gestão responsável e compromissada com sua gente e sua terra natal, resgatou atitudes patrióticas, como estamos vivendo durante toda esta semana”, confidenciou, para em seguida afirmar que a programação “contribui para a valorização do povo corumbaense e nos leva a acalentar diariamente, sonhos por uma terra cada dia melhor”.

Programação

A programação tem sequência amanhã, dia 2, com a participação da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, integrada pela Secretaria Executiva de Educação, Subsecretaria de Ação da Cidadania e Fundação de Esportes de Corumbá. No dia 3 de setembro, o hasteamento do Pavilhão contará com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, composta pelas Secretarias Executivas de Infraestrutura e Serviços Urbanos, de Habitação e Regularização Fundiária e de Meio Ambiente; Subsecretárias de Obras e Projetos Públicos e de Serviços Urbanos, além da Fundação Terra Pantanal e da Agência Municipal de Trânsito e Transporte.

No dia 4 de setembro, a solenidade terá participação da Secretaria Municipal de Finanças e Administração, integrada pelas Secretarias Executivas de Receita e Finanças e de Controle Interno, e pela Guarda Municipal. No dia 5, será a vez da Secretaria Municipal de Gestão Governamental, com participação da Secretaria Executiva de Relações Institucionais, Subsecretarias de Comunicação Institucional e de Gestão Estratégica, além da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal (superintendências de Turismo e de Cultura). No dia 6 de setembro, o hasteamento do Pavilhão Nacional terá participação da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, acompanhada da Procuradoria Geral do Município.

O ponto alto da Semana da Pátria será no dia 7 de setembro, Independência do Brasil, com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e todas as secretarias. Neste dia, será um ato cívico militar com as presenças das instituições militares (Exército, Marinha, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros) e comunidade. As cerimônias acontecem sempre às 09 horas e, no dia 7, além do ato cívico militar, está programado o desfile, a partir das 10 horas, na avenida General Rondon, e a quermesse da Apae na Praça da Independência.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional